CCJ aprova projeto que prevê que o Estado de Goiás pague advogados para policiais processados no exercício de suas funções

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás o Processo nº 1209/16, de autoria da Governadoria do Estado, que institui o pagamento de defesa técnica para os integrantes das Polícias Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica e da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária.

A proposta prevê o ressarcimento dos gastos de agentes de segurança pública do Estado com advogados, quando estes precisarem se defender judicialmente por ações cometidas durante o exercício profissional.

Desta forma, todo policial civil, militar, técnico-científico, bombeiro ou agente penitenciário que responder por ação praticada no exercício da função terá as despesas com advogado de sua preferência paga pelo Estado.

No projeto, o policial deverá demonstrar que sua ação foi lícita e juntar toda a documentação necessária à comprovação, como o contrato de prestação de serviços advocatícios, a nota fiscal, cópia das petições já protocolizadas, entre outros. Se atendidas todas as condições, será reembolsado ao servidor de forma limitada os gastos com advogado.