Após meses de esforços para atender aos requisitos para a certificação ISO 14.001, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás passou por auditoria entre os dias 12 e 14 de novembro, no intuito de conferir o cumprimento das especificações. Ao final do procedimento, os auditores Airton Mondadori Filho e Lidiane Dalcin, da certificadora australiana QMS Certification Services, recomendaram a certificação do TCE-GO, atestando o compromisso da instituição com a sustentabilidade.
Em reunião com o comitê TCE Sustentável, criado para liderar o processo de certificação e outras ações de conscientização ambiental, Mondadori ressaltou a preocupação do Tribunal com a sustentabilidade e com o compromisso socioambiental. Entre outros pontos positivos, o auditor destacou investimentos em infraestrutura e monitoramento e as campanhas de comunicação e educação dos colaboradores.
Dalcin fez ressalvas sobre pontos que ainda precisam de ajustes e comentou que a preocupação deve ser constante. Neste sentido, o servidor Pedro Emiliano, integrante do comitê, defendeu que a conquista da certificação não é o fim e que todo o Tribunal precisa seguir se empenhando nesta mudança de comportamento que tem impacto não apenas na corte, mas em toda a sociedade.
Servidores e auditores também reconheceram os esforços e a importância de Selva de Souza Cavalcanti, servidora falecida no mês passado. Selva coordenou as ações que levaram o TCE-GO à conquista das certificações ISO 9.001 e ISO 14.001.