Audiência pública debate na Assembleia Legislativa uso de agrotóxicos em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás promove nesta segunda-feira (27) uma audiência pública para discutir a nova política de utilização de agrotóxicos em Goiás. Relator do projeto de lei que altera a Lei Estadual de Agrotóxicos, o deputado Francisco Júnior (PSD) afirma que é fundamental que a regulamentação seja o mais debatida possível. “A legislação precisa cumprir o objetivo de proteger os agricultores, os consumidores e o meio ambiente, sem prejudicar o agronegócio, responsável por 35% do PIB de Goiás”, afirma.

A Lei Estadual de Agrotóxicos em vigor foi criada em 1994 e está desatualizada em relação à Lei Federal que trata do tema, instituída em 2002. Francisco Júnior diz que “a regulamentação trata de temas importantes como os tipos de agrotóxicos, a distância dos cursos d’àgua, a altura das pulverizações aéreas e distância das escolas, por isso precisamos colocar na mesa as opiniões diferentes. Como relator do projeto tenho recebido sugestões de emendas muito antagônicas”, afirma.

A discussão será realizada no auditório Sólon Amaral, às 9 horas da manhã. Representantes da Agrodefesa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andafe) e do Ministério Público de Goiás já confirmaram presença do evento.