A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia (CEC) da Câmara Municipal de Goiânia realizará, no dia 06 de fevereiro, quinta-feira, às 13h, uma audiência pública para debater os desafios enfrentados pela rede municipal de ensino. O evento, conduzido pelo presidente da comissão, vereador Professor Edward, em conjunto com a vereadora Kátia Maria, autora da atividade, busca esclarecer a população sobre os entraves na oferta de vagas, avaliar a legalidade e a efetividade das ações adotadas pela prefeitura e discutir caminhos para garantir atendimento adequado às demandas educacionais do município.
Entre os temas em pauta, estão a falta de vagas em CMEI e pré-escolas, a suspensão do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o andamento da construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Também será debatida a proposta de ampliação de vagas na rede pública, analisando as estratégias da administração municipal para mitigar o déficit e os possíveis impactos das medidas em curso, bem como avaliar a eficácia de tais medidas.
A audiência será um espaço fundamental para a participação de profissionais da educação municipal, estudantes e famílias, que terão a oportunidade de expor suas experiências e preocupações. O poder executivo municipal foi convidado a participar da discussão e esclarecer suas ações para enfrentar os desafios educacionais.
Para embasar o debate, foram solicitados à Secretaria Municipal de Educação dados detalhados sobre a situação da rede municipal, mas, até o momento, as informações não foram disponibilizadas para os realizadores da audiência. Esses dados são considerados fundamentais para compreender o cenário atual e orientar a formulação de políticas públicas eficazes.