Advogado x juiz: qual caminho será mais lucrativo para Sérgio Moro?

 

*Agnaldo Bastos

Uma reflexão interessante e talvez polêmica a respeito do caminho mais lucrativo para o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, se será como advogado ou juiz.

Ontem foi muito divulgado nos portais de notícias jurídicas, inclusive no Rota Jurídica, que o ex-juiz Sérgio Moro conseguiu a sua inscrição na OAB do Estado do Paraná, sob o n. 105.239.

Porém, somente poderá começar efetivamente a trabalhar como advogado no fim de outubro, quando terminará a quarentena que ele é obrigado a cumprir após ter deixado o governo federal.

O propósito através deste artigo não é discutir aspectos políticos ou jurídicos das decisões proferidas pelo juiz, mas sim proporcionar uma reflexão sobre o empreendedorismo na advocacia.

Ser advogado x Ser juiz

O contraste existente entre ser advogado e juiz revela duas dinâmicas profissionais que simbolizam, normalmente, os dois extremos decisórios do indivíduo que optou pelo Direito.

Quando você opta pelo caminho da previsibilidade e estabilidade, a escolha mais evidente se relaciona com concurso público e em ser servidor público.

Já o caminho da advocacia se conecta mais com a pessoa que esta propensa aos riscos, à adrenalina do empreendedorismo jurídico e a imprevisibilidade do retorno financeiro em ser advogado.

Neste contexto, vem a grande pergunta: qual o caminho que traz maior retorno financeiro no mundo capitalista que vivemos?

Estabilidade x Risco

É possível afirmar que as escolhas mais ligadas ao risco e ao empreendedorismo tende a proporcionar ganhos monetário muito maiores que decisões ligadas a estabilidade.

O caminho do concurseiro de sucesso que consegue uma aprovação em um excelente concurso público, onde irá receber um alto salário, não é fácil. É árduo!

Envolve muito esforço e sacrifício! Disciplina e constância nos estudos!

Da mesma maneira, a pessoa que decide se enveredar pela advocacia, terá suas dificuldades,  e se ela decide pelo caminho em ser bem sucedida, terá muito trabalho pela frente.

Em ambos os casos (concurso x advocacia), se o indivíduo quer alcançar o sucesso financeiro, terá que sobressair em relação aos demais.

O que traz maiores ganhos financeiros?

Mas, afinal, qual das opções proporciona um maior ganho financeiro? Ser juiz ou ser advogado?

Caso você queria saber exatamente quanto ganhava Sérgio Moro, sugiro você acessar aqui o Portal de Transparência do TRF4, na Seção Judiciária do Paraná e pesquise pelo nome Sergio Fernando Moro, Juiz Federal da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Além da remuneração mensal, há também pagamentos eventuais que proporciona ganhos mais elevados. Veja nesta notícia algumas informações sobre valores das remunerações recebidas. https://revistaforum.com.br/blogs/rodrigovianna/brodrigovianna-juiz-sergio-moro-o-salvador-da-patria-ganha-super-salarios-ganhos-passam-de-70-mil-reais-dobro-teto-constitucional/

O cargo de magistrado, com certeza, poderá proporcionar ótimos ganhos financeiros, porém sempre será limitado.

Já na advocacia, não se tem a estabilidade e previsibilidade do retorno financeiro, como ocorre na Administração Pública, no entanto, os ganhos poderão ser ilimitados.

Como crescer na advocacia?

E para a pessoa crescer exponencialmente na advocacia, exige não apenas a dedicação ao estudo e ao conhecimento jurídico, mas também ao desenvolvimento de habilidades não ligadas ao Direito que são imprescindíveis ao sucesso na advocacia.

E uma das principais habilidades que o advogado precisa ter para alavancar sua advocacia, é um bom marketing jurídico, é saber se expor e conquistar seu reconhecimento e autoridade.

Há diversas outras competências imprescindíveis para se ter sucesso na advocacia, porém se você como advogado não é conhecido e as pessoas sequer sabem que você existe, elas não vão contratar os seus serviços.

Moro ganhará mais dinheiro sendo advogado do que juiz?

Sérgio Moro já é muito conhecido e tem bastante visibilidade, portanto, há muito marketing e networking em torno de seu nome e sua imagem.

E basicamente o advogado que consegue construir a visibilidade e autoridade de seu nome acaba atraindo muitos clientes.

Dessa forma, pode-se concluir que o ex-juiz federal tem o potencial de ter um retorno financeiro muito maior sendo advogado do que sendo juiz.

A advocacia, se bem trabalhada, poderá ser o instrumento para o sucesso financeiro de qualquer pessoa, muito mais do que qualquer concurso público.

Vale ressaltar que, o advogado que deseja ter sucesso financeiro somente alcançará pelo caminho do empreendedorismo jurídico e da profissionalização de sua profissão.

Quero convidar você, advogado e advogada, a se cadastrar e a se inscrever neste link para ser notificado de transmissões ao vivo pela Internet onde eu compartilho conhecimentos imprescindíveis para se ter sucesso na advocacia.

*Agnaldo Bastos é advogado especialista em concursos públicos, servidores públicos, processo administrativo disciplinar e improbidade administrativa. Mantém o site www.agnaldobastos.adv.br