Aos 87 anos, morre Iris Rezende Machado, político, advogado e pecuarista

Publicidade

Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, de 87 anos, morreu no início da madrugada desta terça-feira (9), após três meses e três dias de internação em decorrência de um AVC hemorrágico ocorrido em 6 de agosto deste ano. O político, que se destacou na vida pública do Estado e do país, também era advogado e pecuarista. O corpo de Iris será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, na tarde de hoje. O sepultamento deve ocorrer às 17 horas, no cemitério Santana, onde estão enterrados seus pais, Filostro e Genoveva.

Iris recebeu no dia 1º de junho passado a segunda via da sua carteira de identidade profissional de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), com o número 1.773. Ele tinha intenção de retomar a atuação na advocacia após ter encerrado sua carreira política em 2020.

Iris Rezende ao receber segunda via da carteira da OAB-GO das mãos do presidente Lúcio Flávio

Em mais de seis décadas de vida pública, Iris Rezende, natural de Cristianópolis, foi vereador, deputado estadual, senador, duas vezes governador e prefeito em três mandatos, o último encerrado em 2020. Também foi ministro da Justiça (1997-1998) e da Agricultura (1986-1990). 

Gratidão

No dia em que recebeu a segunda via da sua carteira de advogado, Iris afirmou que tinha pela OAB-GO e pela advocacia um profundo sentimento de gratidão. Ele também lembrou do período em que exerceu a advocacia após ter seu mandato de prefeito cassado e os direitos políticos suspensos na Ditadura Militar, quando atuou na advocacia criminal e participou de inúmeros Tribunais do Júri.

“Encontrei amparo na OAB e na advocacia que me sustentou em todos os sentidos, intelectual, moral, político, e felizmente foram momentos gratificantes da minha vida. Paralelamente ao apoio que recebi da OAB, recebi o apoio da população. Tenho sentimento profundo de gratidão porque a OAB realmente foi solidária comigo nos momentos mais difíceis da minha carreira profissional e política”, afirmou na época Iris Rezende.

Doença

Iris Rezende (MDB) foi intubado neste sábado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde morreu.

Iris Rezende estava em São Paulo, a pedido da família, desde 31 de agosto. Na época, ele havia retornado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital em que estava internado em Goiânia.