Anápolis e mais três cidades têm agora prova teórica eletrônica para CNH

Concluir a prova de Legislação de Trânsito e não ter que esperar pelo gabarito e nem pelo resultado. Esse é um dos inúmeros benefícios da prova de eletrônica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, implantada nesta quinta-feira, dia 6, em Anápolis, como resultado dos investimentos realizados pelo governador Marconi Perillo na modernização do Detran Goiás.

O exame de LT, ou teórico, é obrigatório e funciona como pré-requisito para que o candidato possa iniciar as aulas práticas de direção veicular. O novo formato vai atender candidatos dos municípios de Campo Limpo, Goianápolis, Abadiânia e Anápolis e promete dar maior celeridade aos processos. Em Anápolis, as provas serão ministradas na sede da Ciretran, na Avenida Brasil, no Centro.

Para o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, os candidatos poderão se submeter à prova com maior comodidade e flexibilidade de horário. Na prova eletrônica, que já funciona em Goiânia e Aparecida de Goiânia, o resultado é informado após o término do teste.

Caso tenha sido aprovado, o aluno recebe, em 24 horas, a autorização para começar a nova etapa do processo, ou seja, poderá iniciar as aulas no simulador de direção. Atualmente, após a aprovação na prova de LT, o candidato espera, em média, cinco dias para receber essa autorização.

A prova será aplicada em computadores. Para iniciá-la, é necessário o reconhecimento digital do aluno. Os candidatos têm 60 minutos para concluir o teste e o resultado é divulgado imediatamente, na tela do computador após o término. São aplicadas 30 questões sorteadas automaticamente do banco dados do órgão, que disponibiliza de 900 questões. É exigido do candidato 70% de acertos para a aprovação.