Advogados podem fazer ou renovar certificação digital on-line ou por videoconferência

A Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), em parceria com a certificadora Certdata, passa a oferecer atendimento on-line ou por videoconferência para a obtenção ou renovação do Certificado Digital. O serviço está disponível a todo advogado que tenha feito qualquer certificado, independente da marca certificadora, por coleta biométrica, após o mês de fevereiro de 2018. Outra novidade é que o item agora custa a partir de R$ 99,00.

A renovação é feita on-line ou por videoconferência, dependendo do tipo de certificado escolhido, dispensando a necessidade da presença física nas unidades da Caixa de Assistência. “Essa novidade favorece a todos e ainda mais àqueles colegas instalados no interior, em cidades distantes das unidades regionais da Caixa de Assistência”, explica o presidente da entidade, Rodolfo Otávio Mota.

O processo de validação dos documentos segue os mesmos procedimentos da emissão feita presencialmente e devem atender a critérios de segurança de nível equivalentes à identificação presencial. Esse método oferece diversos benefícios para os usuários que poderão fazer todo o processo on-line, sem sair de casa.

A novidade tornou-se possível graças à Medida Provisória nº 951/2020, que simplifica a obtenção dos certificados digitais pelos brasileiros em um momento de especial atenção à saúde nacional, já que o isolamento social imposto pelo novo coronavírus impede a ida a uma Autoridade de Registro para a compra de um certificado digital.