Advogado de direito digital conduz ação que visa remover vídeos de Cristiano Araújo

O advogado de direito digital Rafael Maciel atuará no processo de remoção de vídeos do cantor Cristiano Araújo, morto em um acidente de carro há quase um mês. Segundo ele, sua atuação na condução do caso contradirá argumentos levantados pelo Facebook e Google.

Maciel explica, por exemplo, que o pedido de remoção de vídeos não precisa indicar URLs (endereço do site), já que esta não é uma exigência do Marco Civil da Internet. “Os provedores utilizam-se desta errônea ou proposital interpretação para descumprirem ordens judiciais. O conteúdo foi devidamente identificado nos pedidos iniciais e demonstrarei a possibilidade, jurídica e técnica, de seu cumprimento”, pontua o advogado.

Ele defenderá como é possível bloquear o compartilhamento pelo aplicativo Whatsapp, como forma de conter a divulgação dos vídeos e fotos do cadáver do artista. “Tecnicamente, é possível demonstrar o conteúdo de forma inequívoca, já que cada material gera um código único passível de ser bloqueado pelos provedores”, finaliza Maciel.