Abertas as inscrições para nova seleção de estagiários de Direito do MP-GO

A Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP) informa que estão abertas desde ontem (26/3) as inscrições para participação na 90ª seleção de estagiários em Direito do MP, cujo edital foi publicado no dia 8 de março, no Diário Oficial Eletrônico da instituição (edição 2.112 do Domp). A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a contar da data de sua homologação. São oferecidas 90 vagas, além das que surgirem dentro do prazo de validade do certame (cadastro de reserva).

Poderão participar da seleção acadêmicos de Direito que cursem do 5º ao 8º período em instituições de ensino superior que tenham convênio para esta finalidade com o MP-GO. O prazo de inscrição vai até o dia 13 de abril, devendo o interessado se inscrever somente pelo site do MP-GO, na página principal, ou pela página da ESMP (confira abaixo), quando fará a opção pela comarca para a qual deseja concorrer.

O valor da taxa é de R$ 36,18, que deverá ser paga, impreterivelmente, até o primeiro dia útil após a data do encerramento das inscrições. A Comissão de Seleção de Estágio comunica, contudo, que o sistema de impressão de boletos do Banco do Brasil está temporariamente indisponível devido a problemas operacionais, segundo informações prestadas pela Superintendência de Finanças do MP. No entanto, a ESMP ressalta que a inscrição poderá ser feita normalmente. O restabelecimento do sistema será divulgado no portal do MP-GO para que os candidatos possam imprimir o boleto, que ficará disponível para acesso até o término das inscrições. Não é possível o pagamento da taxa de inscrição por depósito bancário.

A remuneração do estagiário consiste de uma bolsa mensal, cujo valor é fixado em portaria do procurador-geral de Justiça. Atualmente, é de R$ 954,00. O estudante recebe ainda auxílio-transporte. A jornada de estágio é de 5 horas diárias e 25 horas semanais, compatíveis com o horário escolar.

Serão selecionados estagiários para atuação específica nos órgãos de execução ou de administração de promotorias instaladas nas seguintes comarcas (são 83 cidades): Acreúna, Águas Lindas, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Aparecida de Goiânia, Aragarças, Aruanã, Aurilândia, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Caldas Novas, Campinorte, Carmo do Rio Verde, Catalão, Ceres, Cidade Ocidental, Corumbaíba, Cristalina, Fazenda Nova, Flores de Goiás, Formosa, Goianápolis, Goiandira, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Guapó, Inhumas, Ipameri, Iporá, Israelândia, Itaberaí, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Itumbiara, Jandaia, Jaraguá, Jataí, Joviânia, Jussara, Leopoldo de Bulhões, Luziânia, Mara Rosa, Maurilândia, Mineiros, Montes Claros, Montividiu, Morrinhos, Mozarlândia, Nazário, Nerópolis, Niquelândia, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Paranaiguara, Petrolina, Piracanjuba, Piranhas, Pires do Rio, Planaltina, Pontalina, Posse, Rio Verde, Rubiataba, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Simão, Senador Canedo, Serranópolis, Trindade, Uruaçu, Uruana, Valparaíso de Goiás, Varjão e Vianópolis.

O processo seletivo terá duas etapas: a primeira, composta de inscrição preliminar e prova escrita (objetiva e de redação), e a segunda, com a realização da inscrição definitiva. Ambas ocorrerão na comarca para qual o candidato se inscreveu.

A data provável para a prova escrita é 20 de maio, no período das 8 às 12 horas, sendo o exame aplicado nas comarcas inscritas. Fonte: MP-GO