Defensoria Pública de Goiás lança campanha Pílulas Contra o Machismo

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) inicia nesta sexta-feira (8/3) o Mês da Mulher: Com Elas e Por Elas. Às 14 horas, nesta sexta-feira, no Núcleo de Defensorias Especializadas de Aparecida de Goiânia ocorrerá o lançamento da campanha Pílulas Contra o Machismo, a ser desenvolvida prioritariamente ao público interno da instituição, a fim de propor reflexões sobre a cultura machista. A programação que se estende durante o mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, inclui atendimento jurídico especializado às mulheres, palestras, capacitação para o atendimento à mulheres vítimas de violência, reuniões do Grupo Reflexivo com Mulheres que Sofreram Violência Doméstica, entre outros.

“O machismo é uma questão social, que, por vezes, passa despercebida aos nossos olhos e vem travestida em tom de brincadeira ou em atitudes tidas como naturais em nosso cotidiano, que vê como natural a divisão dos papéis de gênero. Assim, quando elaboramos o projeto das Pílulas Contra o Machismo, pensamos em um projeto que não demandasse aporte financeiro, mas ocasionasse um grande impacto para todas as pessoas que trabalham na instituição, levando-as a uma simples, mas profunda reflexão, capaz de gerar uma modificação interna e que reflita no nosso relacionamento interpessoal e também de modo externo em nosso trabalho enquanto Defensoria Pública”, destaca a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), Gabriela Rosa Marques Hamdan.

Por meio de frases reflexivas, a campanha pretende instigar os defensores públicos, servidores, estagiários e voluntários a pensar sobre os “pequenos” atos de machismo no cotidiano. Cartazes e testeiras para computador apresentam frases como “Os bilhetes escolares do meu filho são sempre endereçados a mim, nunca ao meu marido. Você também passa por isso?”, “Na minha casa a responsabilidade pelo almoço é sempre da minha mãe. E na sua casa?”, entre outros. Para levar a discussão além da instituição, será lançado o vídeo Pílulas Contra o Machismo e cards temáticos nas redes sociais da Defensoria Pública do Estado de Goiás (Facebook: @DefensoriaGoias e Instagram: @defensoriapublicagoias).

Programação

A programação do Mês da Mulher: Com Elas e Por Elas começou em campanha de conscientização contra o assédio sexual no Carnaval, com a divulgação nas redes sociais da Defensoria Pública. A celebração do Dia Internacional da Mulher será iniciada no dia 8 de março, às 8 horas, com café da manhã destinado às assistidas e servidoras da Defensoria Pública, na unidade de Atendimento Inicial Família e Infância e Juventude, em Goiânia.

Às 9 horas, ocorre palestra às mulheres do Centro de Saúde Cachoeira Dourada, que será realizada na Igreja Batista, do Jardim Guanabara, em Goiânia. Às 14 horas, haverá o lançamento da campanha Pílulas Contra o Machismo, no Núcleo de Defensorias Especializadas de Aparecida de Goiânia (Rua Versales Qd. 3 Lt. 8114, Residencial Maria Luiza, em Aparecida de Goiânia).

Durante o mês de março continuam as reuniões do Grupo Reflexivo com Mulheres que Sofreram Violência Doméstica. Nessa ação, desenvolvida em parceria com a PUC Goiás, é realizado atendimento psicológico às mulheres vítimas de violência atendidas pelo Nudem. Além disso, os defensores públicos ministrarão palestras sobre temas relacionados à violência de gênero e ao atendimento prestado pela Defensoria Pública às mulheres em vários locais, junto a instituições e organizações parceiras.

Atendimento especializado

No dia 12, das 9 às 12 horas, será realizado o projeto Defensoria Itinerante – Dia Internacional da Mulher. Por meio dele será levado atendimento jurídico integral e gratuito às mulheres no Centro de Referência de Assistência Social (Rua Corumbaíba, Qd.157, Lt.01, Setor Maysa II, em Trindade). No dia 23, às 8 horas, ocorre o Defensoria Itinerante da Mulher voltado às mulheres da Região Noroeste da capital. Esse atendimento jurídico será oferecido no Colégio Estadual Severiano de Araújo (RUA Z, qd 38, Vila Mutirão, Goiânia).

Para melhorar a qualidade no atendimento à mulher vítima de violência, o Nudem realizará capacitação dos defensores públicos e servidores durante o mês de março na sala da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP). Os treinamentos serão realizados nos dias 13, 15 e 20 de março, na sede da ESDP. Fonte: DPE