Inteligência artificial vai ajudar a aprimorar o registro de atendimento no MP-GO

A solução inteligente analisa os textos lançados no sistema, no momento do atendimento, e identifica os assuntos correlacionados

O Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada (GGI) e a Superintendência de Informática (Sinfo) do Ministério Público de Goiás lançaram uma ferramenta de inteligência artificial que vai ajudar no aprimoramento do registro de atendimento feito no Ministério Público de Goiás. Trata-se de SophIA,  desenvolvida inteiramente Sinfo, com utilização exclusiva de recursos e mão de obra do MP de Goiás.

SophIA foi incorporada ao sistema informatizado Atena. “Por meio de algoritmos que simulam “redes neurais profundas” e implementam modelos matemáticos aplicados na análise semântica, ela funciona como um assistente jurídico, auxiliando os órgãos de execução no processo de cadastro de novos atendimentos”, explica o promotor de Justiça José Augusto de Figueiredo Falcão, coordenador do Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada (GGI) do MP-GO.

Augusto Falcão explica que a ferramenta vai permitir maior padronização na entrada de dados

Segundo José Augusto, a solução inteligente analisa os textos lançados no sistema, no momento do atendimento, e identifica os assuntos correlacionados na árvore taxonômica, apresentando aos usuários sugestões para registro. Com SophIA, diz, serão obtidas maior fidedignidade e padronização na entrada de dados para extração de estatísticas e informações mais confiáveis.

Mas, por enquanto,  SophIA tem capacidade de reconhecer nove assuntos – Violência Doméstica, Ameaça, Consulta/Tratamento, Fixação de Alimentos, Fornecimento de Medicamentos, Guarda, Investigação de Paternidade, Internação em Unidade de Terapia Intensiva ou Unidade de Cuidados Intensivos e Internação Compulsória. “Essa quantidade de assuntos deve ser ampliada com o decorrer do uso da ferramenta, pois a capacidade de aprendizado de ShopIA aumenta proporcionalmente a sua utilização”, explica Augusto Falcão, afirmando que nos treinamentos já realizados com a ferramenta foram feitos 8 mil atendimentos.

De acordo com o coordenador do CGI, futuramente, a perspectiva é de que SophIA também ajude na confecção de despachos, portarias, ofícios e manifestações, funcionando como um verdadeiro assessor jurídico virtual para Promotores e Procuradores de Justiça.

Sabedoria

A ferramenta foi apelidada de SophIA, nome derivado do grego, que significa “sabedoria”, porque trabalhará em conjunto com o sistema denominado Atena, cujo nome foi extraído da mitologia grega e significa “deusa da sabedoria”. Com informações do MP-GO