Com o objetivo de promover maior eficiência na prestação jurisdicional e fortalecer a atuação das equipes judiciais, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) lançou, nesta segunda-feira (6), o Projeto Apoiar, durante a inauguração do Gabinete Itinerante da Presidência no Fórum de Aparecida de Goiânia. A iniciativa marca o início de uma nova abordagem institucional voltada ao apoio concreto de magistrados e servidores nas comarcas goianas.
O presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, destacou que o Gabinete Itinerante representa mais do que um deslocamento físico. “Trata-se de um deslocamento de perspectiva institucional. Nosso objetivo é compreender, face a face, o que estatísticas não revelam por completo: os obstáculos silenciosos, as soluções criativas em curso e as angústias que atravessam a rotina de quem sustenta a jurisdição no plano concreto”, afirmou o magistrado.
A escolha de Aparecida de Goiânia para sediar a primeira edição do projeto-piloto não foi aleatória. “Sabemos, e os números demonstram, que os desafios enfrentados por magistradas, magistrados, equipes administrativas e pela comunidade jurídica local demandam ação firme, coordenada e sensível”, acrescentou Crispim.
Força-tarefa para acelerar sentenças
De acordo com a juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, o Projeto Apoiar visa aprimorar a força de trabalho de magistrados e servidores. Nesta fase inicial, a atuação concentra-se nas varas cíveis da comarca, com a participação de 18 magistrados por um período de três semanas. A expectativa é que sejam proferidas cerca de 1.800 sentenças durante esse período.
O juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, explicou que o Apoiar se insere no contexto do Gabinete Itinerante. “Além de ouvir sugestões de magistrados e servidores locais, o projeto promove o envio de juízes auxiliares e equipes da Diretoria Judiciária da Corregedoria para atuação direta nas unidades sobrecarregadas, promovendo o cumprimento de atos jurisdicionais”, pontuou.
A diretora do Foro de Aparecida de Goiânia, juíza Vanessa Rios Seabra, agradeceu a iniciativa: “Recebemos, com louvor, o Projeto Apoiar e o Gabinete Itinerante, que demonstram que as ações da Justiça se deslocam e se propagam em apoio às unidades que mais necessitam”.
Sobre o Projeto Apoiar
Instituído no âmbito do Gabinete Itinerante da Presidência do TJGO por meio do Decreto Judiciário nº 1.491/2025, o Projeto Apoiar tem como propósito mobilizar temporariamente força de trabalho composta por magistrados e servidores para atuação extraordinária em unidades judiciárias identificadas com altos volumes processuais ou acúmulo de demandas.
A execução do projeto está sob a responsabilidade dos juízes auxiliares da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra e Lidia de Assis e Souza, e do 2º juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Marcus Vinícius Alves de Oliveira, com o apoio técnico do Núcleo Gestor de Governança e Metas.
Além da atuação direta na movimentação processual, o projeto incentiva a adoção estratégica de ferramentas tecnológicas, como os sistemas Gestão à Vista e Sigescon, promovendo uma cultura de integração entre as equipes e maior eficiência na gestão das unidades judiciais de primeiro grau.