O Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia (1ºRIGO), em parceria com o Projeto Cartórios pelo Bem Social, entregou, recentemente, livros para duas escolas públicas de Goiânia a fim de comemorar o Dia Nacional do Livro, neste sábado (29). As instituições beneficiadas foram a Escola Estadual Jardim América e o Colégio Estadual Roberto Civita.
No total, foram arrecadados mais de 1.300 livros entre os usuários e colaboradores da serventia, durante os meses de agosto, setembro e outubro. A diretora do Colégio Estadual Roberto Civita, localizado no Residencial Katia, Sandra Maria de Oliveira afirma que ações como essa são importantes para minimizar os variados aspectos que prejudicam uma parcela da população.
“O projeto social de arrecadar livros para as escolas é de fundamental importância, pois enriquece as bibliotecas das escolas, estimula a leitura e, estimulando a leitura, estimula o senso crítico dos alunos. Assim, a educação passa a ter a função social que lhe é atribuída, inclusive, na legislação que é formar sujeitos críticos, autônomos e capazes de intervir na sociedade”, explica a educadora.

O Oficial do 1ºRIGO, Igor França Guedes, explica que a arrecadação de livros não é uma ação nova na serventia. “Já realizamos outras edições de arrecadação de livros, mas tivemos que suspender durante a pandemia. Mas voltamos este ano com essa ação que nos orgulhamos muito por podermos contribuir com o desenvolvimento e formação de parte das crianças e adolescentes de nossa cidade”, afirma.
Uma parte dos livros ainda serão entregues, na próxima semana, para a Escola Municipal Vereador Carlos Eurico de Camargo Alves. “Na ocasião, apenas livros infantis e infanto-juvenis serão entregues para escola municipal, além dos kits escolares, com intuito de contribuir com maior quantidade e diversidade de livros na biblioteca e, consequentemente, estimular a leitura em crianças em fase de aprendizagem”, explica Igor.