O Plenário da Câmara aprovou, em segunda e última votação, na sessão da última terça-feira (1º), o projeto de lei (PL nº 565/2021) que declara a “jantinha” como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. O prato tradicional oferecido na capital é composto por espetinho de carne bovina, suína ou frango, arroz, feijão tropeiro, vinagrete e mandioca.
Autor da proposta, o vereador Joãozinho Guimarães (Solidariedade) destacou que “preservar essa cultura é atitude de respeito às tradições goianienses. É, na verdade, o reconhecimento da existência, valor e manifestação cultural dessa atividade. Queremos preservar nossa história ligada a ela”.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). “Vou conversar com o prefeito sobre a importância cultural e histórica dessa atividade em nossa cidade, com inúmeros bares e restaurantes que servem esse tipo de comida. Portanto, na próxima semana, vou ter um encontro com ele para acertar sobre a publicação deste nosso projeto”, afirmou o parlamentar.