Varas com melhor desempenho na fase de execução recebem diploma

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), desembargador Aldon Taglialegna, entregará premiação a 20 Varas do Trabalho que tiveram bom resultado na redução da taxa de congestionamento na fase de execução em 2015. A cerimônia de entrega de diplomas e placas de reconhecimento será realizada na próxima sexta-feira (3), às 14h30, no Gabinete da Presidência. Este é o terceiro ano consecutivo da premiação, que reconhece o esforço despendido pelas unidades judiciárias na diminuição do tempo de execução dos processos com o fim de agilizar a quitação dos débitos trabalhistas.

Inicialmente, serão agraciadas as unidades que apresentaram a menor taxa de congestionamento na fase de execução em 2015. São elas a 14ª Vara do Trabalho de Goiânia, que apresentou taxa de congestionamento de 31,97%; a 1ª Vara do Trabalho de Goianésia, com taxa de 37,09% e a 3ª Vara do Trabalho de Rio Verde, com índice de 38,74%.

Também serão contempladas com placas as Varas do Trabalho que reduziram significativamente a taxa de congestionamento, como a 3ª Vara do Trabalho de Rio Verde, que reduziu o índice que era de 98,42%, em 2014, para 38,74% em 2015. Em segundo lugar, será contemplada a 4ª Vara do Trabalho de Anápolis, que reduziu a taxa de congestionamento de 90,36% para 68,90%. E, por fim, em terceiro lugar, receberá a premiação a 4ª VT de Rio Verde, cujo índice baixou de 76,95% para 57,75%.

Outras 17 unidades que conseguiram diminuir a taxa de congestionamento na fase executiva serão diplomadas. São elas: 10ª Vara do trabalho de Goiânia, 2ª Vara do Trabalho de Anápolis, 1ª Vara do Trabalho de Ceres, 3ª Vara do Trabalho de Goiânia, 1ª Vara do Trabalho de Goiânia, 15ª Vara do Trabalho de Goiânia, 18ª Vara do Trabalho de Goiânia, 1ª Vara do Trabalho de Pires do Rio, 2ª Vara do Trabalho de Goiânia, 1ª Vara do Trabalho de Rio Verde, 9ª Vara do Trabalho de Goiânia, 1ª Vara do Trabalho de Luziânia, 1ª Vara do Trabalho de Anápolis, 5ª Vara do Trabalho de Goiânia, 1ª Vara do Trabalho de Jataí, 1ª Vara do Trabalho de Inhumas e 3ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia.

Premiação
O diploma e placa foram instituídos em 2013 em reconhecimento às varas do trabalho pelo esforço empenhado na redução da taxa de congestionamento na execução e tem o objetivo de agilizar a quitação dos débitos trabalhistas. Os resultados referentes ao ano de 2015 foram divulgados pela Seção de Estatística e Pesquisa da Secretaria da Corregedoria Regional.

Os cálculos da taxa de congestionamento mediram a efetividade da Vara do Trabalho no ano de 2015, levando-se em consideração o total de casos novos que ingressaram, os casos encerrados e o estoque remanescente do ano anterior. Assim, um índice baixo de congestionamento significa que a Vara está conseguindo dar boa vazão aos processos pendentes, descongestionando o fluxo de processos a serem finalizados.

O desembargador Aldon Taglialegna disse que o Tribunal reconhece o trabalho de magistrados e servidores que contribuíram para a diminuição da taxa de congestionamento na fase de execução e que a premiação serve de estímulo para que as demais unidades também aumentem o grau de efetividade das decisões.