Tribunal de Ética da OAB-GO bate recorde no julgamento de processos disciplinares

Frederico Auad é o presidente do TED-GO
Frederico Auad é o presidente do TED-GO

Em 2015, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO alcançou números recordes. Foram julgados 3.825 mil processos disciplinares, o maior número registrado nos 21 anos de funcionamento do órgão. Nos últimos três anos, o TED da OAB-GO contabilizou 7.489 mil julgamentos, o que garantiu o cumprimento da meta estabelecida pela Corregedoria Nacional de Justiça, para evitar a prescrição de processos instaurados.

“Uma nova imagem se impõe e ela é construída ao longo de anos de trabalho”, pontua o presidente do Tribunal de Ética da OAB-GO, Frederico Auad. “O advogado deve zelar por sua conduta profissional, que deve estar à altura do destaque dado à OAB pela Constituição Federal”, diz.

As sanções aplicadas pelo TED são no sentido de combater a atuação de maus profissionais, cuja atuação pode comprometer a imagem de toda a categoria. Por isso, o TED está sempre pronto a receber denúncias de desvios de conduta e de práticas vedadas pelo Código de Ética e Disciplina da advocacia, que ganhou uma edição revisada neste ano, que contempla as mudanças recentes, especialmente as introduzidas pelo uso de tecnologia.

Além de julgar os processos que são instaurados a partir das denúncias recebidas, o TED também atua preventivamente, orientando os profissionais e esclarecendo dúvidas sobre as condutas permitidas e as boas práticas na advocacia. “Quando a atuação do Tribunal de Ética é eficaz, quem ganha é a própria sociedade, que tem a segurança de contar com profissionais sérios e com a certeza de que a OAB impede a atuação de maus profissionais, para que eles não manchem a categoria e causem perdas a toda a advocacia.