Servidores podem dar sugestões, pela internet, para o processo de meritocracia

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) já disponibiliza o canal na internet para que todos os servidores públicos estaduais façam suas gestões visando melhorar o processo de meritocracia, que será retomado, de imediato, conforme anunciaram, recentemente, o governador Marconi Perillo e o titular da Segplan, Joaquim Mesquita.

Até o dia 6 de maio, os servidores poderão enviar suas sugestões através do site Portal do Servidor (www.portaldoservidor.go.gov.br), e também através das intranets dos órgãos governamentais. A Escola de Governo Henrique Santillo, da Segplan, já cadastrou mais de 250 sugestões de servidores para o aperfeiçoamento do processo da meritocracia. A estimativa é que, até o fim do ano, os novos selecionados tomem posse nos cargos.

Nos próximos dias, a Segplan divulgará o cronograma completo para a seleção dos gerentes meritocráticos. Estima-se que quase 500 cargos de gerentes, existentes na administração pública estadual, serão preenchidos apenas pelos servidores que passarem pelo processo de meritocracia.

“Queremos dar oportunidade, a todos os servidores, de alcançar cargos de gerência, por mérito próprio, profissionalizar mais a gestão pública para avançar na prestação de serviços ao cliente/cidadão/usuário, além de capacitar e estimular os servidores, consolidando uma nova cultura organizacional na administração pública estadual”, enfatiza Joaquim Mesquita.

Iniciativa
O processo de meritocracia foi implantando em Goiás em 2011. A iniciativa foi pioneira e, em pouco tempo, alcançou sucesso, servindo de modelo para outros Estados, devido à sua transparência e à grande aceitação por parte dos servidores e da sociedade em geral.

O governador Marconi Perillo optou pela retomada do processo meritocrático para avançar ainda mais na melhoria da gestão pública e atender às reivindicações dos próprios servidores.  Assim, o Processo de Seleção de Gerentes por Capacitação e Mérito tem a intenção de preencher todos os cargos gerenciais da administração estadual do governo goiano.