Seminário debate qualidade e fortalecimento do ensino jurídico em Goiás

A Comissão de Educação Jurídica (Cejur) da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) realizam na segunda-feira (13) o 1º Seminário Goiano da Qualidade e Fortalecimento do Ensino Jurídico. O evento acontece 8h30 às 17h, na Sala de Sessões da OAB-GO (Rua 1121, n° 200, Setor Marista – Goiânia – GO).

Segundo explica o presidente da Comissão de Educação Jurídica (Cejur) e idealizador do seminário, o conselheiro seccional e professor Rubens Fernando Mendes de Campos, o evento tem um público-alvo bem definido. “Foram convidados os coordenadores ou diretores dos 42 cursos de Direito do Estado”. A ideia é apresentar, de forma clara às instituições de ensino, quais são os critérios levados em consideração nas visitas feitas in loco pela comissão, com o intuito de acompanhar e avaliar os cursos de Direito oferecidos no Estado.

Os palestrantes escalados para participara do seminário são o conselheiro federal da OAB Goiás, Marisvaldo Cortez Amado, presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica (CNEJ), falando sobre o selo “OAB Recomenda”, e José Garcez Ghirardi, coordenador da FGV-SP, que irá apresentar as novas perspectivas para o ensino jurídico no Brasil. Participa também discutindo o Exame de Ordem, o conselheiro e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (CEEO), Carlos André Pereira Nunes.

Na avaliação de Rubens, o debate acerca da qualidade dos cursos de Direito é fundamental para preservar a boa formação dos futuros advogados. “Se depender da OAB, não se abre mais nenhum curso de Direito em Goiás”, afirma de forma contundente. Ele explica que o excesso de cursos ofertados, sem critérios mínimos de avaliação, precariza a qualidade de ensino, o que irá se refletir de forma negativa no mercado de trabalho.

As inscrições para o seminário estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site da ESA. Os participantes receberão ao final certificado com carga Horária de 8 horas/aula.