Rota Jurídica e Mais Goiás promovem na quinta-feira debate com os quatro candidatos à Presidência da OAB-GO

Marília Costa e Silva

O Rota Jurídica e o Portal Mais Goiás promovem, na próxima quinta-feira (18), debate com os quatro candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás: Pedro Paulo de Medeiros, Rafael Lara Martins, Rodolfo Otávio Mota e Valentina Jungmann. O evento será transmitido ao vivo nos perfis do Rota Jurídica (@rotajuridica) e do Mais Goiás (@maisgoiasoficial) no Instagram. O debate também poderá ser acompanhado no canal do Rota Jurídica no Youtube.

O debate, que será promovido com apoio do Sesc e da Fecomércio, será realizado a partir das 16 horas, no auditório do Sesc, no Centro, em Goiânia. A mediação ficará a cargo do jornalista Rubens Salomão.

O evento deve marcar o encerramento das campanhas dos quatro candidatos, já que a eleição da OAB-GO será realizada no dia seguinte, a partir das 8 horas. Em Goiânia, a votação será concentrada no Centro de Cultura e Convenções, onde serão montadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Também serão montados pontos de votação nas subseções do interior.

Confira o perfil dos quatro candidatos (em ordem alfabética)

Pedro Paulo de Medeiros

Advogado Criminalista, foi professor de Direito Penal, Processual Penal e Direitos Humanos , pós-graduado em Direito Processual Civil, Direito Civil, Processual Penal, Direito Penal, Direito Ambiental, Direito Eleitoral, MBA em Direito Empresarial, pós-doutorando no Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra. Doutor em Ciência Jurídicas, mestrando em Direito Constitucional (IDP-DF).

Ex-presidente da Comissão Especial de Estudo do Direito Penal do Conselho Federal da OAB. Ex-procurador nacional-adjunto da Procuradoria Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB. Ex-Representante do Conselho Federal da OAB junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. Membro da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros. Foi colaborador da Comissão de Juristas do Senado para elaboração do novo Código Penal brasileiro. Foi membro da Comissão de Juristas do Senado para Elaboração da Nova Lei de Arbitragem, Conciliação e Mediação. Ex-Membro da Comissão de Direitos Humanos, Comissão de Política Criminal e Segurança Pública, assim como da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/GO. Foi membro da Comissão Especial de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da PEC 37 no Conselho Federal da OAB. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e da Associação Internacional de Direito Penal.

Rafael Lara Martins

Rafael Lara

Nasceu em Goiânia. É casado e pai de dois filhos. Advogado e professor, é especialista em Direito do Trabalho. Cresceu no bairro Popular, no centro de Goiânia. Formado em Direito e doutorando em Direitos Humanos pela UFG, também é mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pela UDF.

Sócio nominal do escritório Lara Martins Advogados, é o atual diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-GO e conselheiro federal. Foi vice-presidente da Comissão Especial de Estudos Permanentes Sobre o Compliance, do Conselho Federal, e ex-presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho.

Rodolfo Otávio Mota

Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) nos triênios 2016-2018 e 2019-2021. Professor universitário. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (2003), pós-graduado em Direito Público pela Universidade Católica de Goiás (2005) e MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2006).

Preside o escritório Rodolfo Otávio Mota Advogados Associados S/S Ltda. Advoga em todo País, na área do Direito Tributário (Federal, Estadual, Municipal), Direito Empresarial e Direito Societário (com especialidade na sucessão e acomodação patrimonial dos sócios), Constituição de Joint Venture, Recuperação Judicial e Falência, Direito Administrativo, Civil e Penal Tributário.

Valentina Jungmann

Formada em Direito pela UCG (hoje PUC-GO). Aprovada em concurso público para Procurador do Estado de Goiás (3º lugar), em 1990, onde atuou em várias funções até o final de 2019. Dirigiu o Centro de Estudos da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (2007-2011) e o Centro de Estudos da Associação Nacional dos Procuradores do Estado de Goiás. Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás por dois mandatos (2011-2013 e 2013-2015). Desde 2019, atua como parecerista e consultora e na área cível/recursal na sociedade de advocacia Cortez Amado.

Mediante concurso público de 1987, é professora da PUC-GO, na Escola de Direito e Relações Internacionais e professora na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FDUFG), desde 1995, ministrando aulas de Prática Jurídica Cível e Monografia Jurídica.

Conselheira Seccional da OAB-GO durante o biênio 1991/1992; Diretora-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-GO, 1991/1992; Vice-Presidente da OAB-GO de 1998/2000; Conselheira Federal da OAB, eleita para o triênio 206/2019; Membro Consultivo da Escola Nacional da Advocacia, durante o triênio 2016/2019; Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, durante o triênio 2019/2021; Presidente da Comissão Nacional de Relações Institucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Membro e Secretária do Comitê de Crise Covid 19 do Conselho Federal (2020).