O atual presidente da Subseção de Anápolis da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), Ronivan Peixoto, foi escolhido para concorrer à Vice-Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás na chapa de Pedro Paulo de Medeiros. Pela primeira vez, um líder do interior é convidado a compor chapa no mais alto cargo da direção da OAB-GO, abaixo apenas da Presidência. A eleição será realizada no dia 30 de novembro.
Pedro Paulo afirma que, desde que se tornou pré-candidato, tinha a intenção de que a Vice-Presidência fosse ocupada por uma liderança do interior. “Nada mais natural que as subseções se vejam representadas na alta direção, para que suas demandas, igualmente, alcancem maior atenção e recebam o tratamento prioritário que de fato merecem”, observa Pedro Paulo.
A seu ver, ainda que tenha boa vontade, a direção da seccional, justamente pelo fato de estar sediada na capital, não vivencia a realidade cotidiana da advocacia do interior e, portanto, muitas vezes pode subestimar algumas demandas por não perceber o quanto elas fazem diferença no dia-a-dia do advogado que milita fora da capital. “Não quero que isso aconteça na minha gestão, por isso entendi primordial contar com alguém que receba com sensibilidade, empatia e familiaridade os anseios dos nossos colegas das subseções”.
Ronivan Peixoto atua na política classista desde 2007, quando ocupou o cargo de secretário-geral adjunto da Subseção de Anápolis até 2009. De 2010 a 2012, foi vice-presidente e, de 2013 a 2015, delegado da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). Foi empossado presidente da subseção em 2016 para mandato que termina no final deste ano.