Projeto prevê criação da Carteira Eletrônica de Vacinação em Goiás

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 2.854/18, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), que trata sobre a informatização da carteira de vacinação. De acordo com a matéria, o Governo de Goiás estará autorizado a criar a Carteira Eletrônica de Vacinação. O texto estabelece que os dados referentes à vacinação, conjuntamente com os procedimentos utilizados atualmente, deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados com acesso em todos os postos de saúde do Estado.

Segundo a proposta, o Poder Executivo deverá indicar o órgão responsável para, em conjunto com os órgãos municipais de saúde, criar a infraestrutura necessária para a informatização do sistema de vacinação. Além disso, o Poder Executivo deverá realizar o treinamento para que os profissionais possam alimentar o banco de dados.

“O cartão de vacinação contém informações muito importantes que precisam ser guardadas por toda a vida. Mas o mau uso e o armazenamento inadequado do cartão podem destruir essas informações. Também existe o desgaste, a danificação e a perda, o que pode acarretar mudanças significativas pela ação do tempo e por conta do material pouco resistente”, considera o parlamentar.

O projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para ser avaliado.