Projeto do Governo cria programa para capacitação de alunos em instituições no exterior

O governador Marconi Perillo (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa de Goiás Ofício-Mensagem nº 3743/15 instituindo o programa Goiás Sem Fronteira. O projeto visa proporcionar educação e capacitação científica aos estudantes da rede pública e privada, bem como universitários, em instituições de ensino de excelência, reconhecidas em nível mundial.

O programa Goiás Sem Fronteira tem respaldo da Junta de Programação Orçamentária e Financeira e visa também contribuir com o setor empresarial e a gestão pública para a formação de jovens com conhecimento científico, intelectual, cultural, criativo, tecnológico e de inovação, ampliando as condições gerais de competitividade global do Estado.

Para execução do programa, segundo Marconi Perillo, poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação com órgãos e entidades de administração pública da federação, além de organizações internacionais, governo estrangeiros, sem veto a instituições privadas. As vagas serão ofertadas a cada ano, preferencialmente a estudantes de ensino médio, superior, de pós-graduação strictu sensu e pesquisadores em estágio pós-doutoral.

Os recursos necessários para custeio do programa Goiás Sem Fronteiras serão viabilizados mediante dotações consignadas no Orçamento Geral do Estado, através de um crédito especial de até R$ 3 milhões, previstos no Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia.