Projeto de lei prevê programa de Educação Financeira nas escolas de Goiânia

Publicidade

Tramita na Câmara de Goiânia o Projeto de Lei n° 2019/315, de autoria do vereador Jair Diamantino (DC), que propõe a inclusão da Educação Financeira, como disciplina, no currículo do Ensino Infantil e Fundamental, por meio da implantação do Programa Municipal de Educação Financeira. O objetivo, segundo a matéria, é de estimular o consumo sustentável e responsável, realinhando hábitos de consumo, visando preservar a integridade para as futuras gerações, a conscientização e a importância do equilíbrio financeiro para o bem estar individual e social.

“Visamos encaminhar nossas crianças, demonstrando formas de realizar um planejamento das suas finanças pessoais de uma forma didática, saudável e sustentável”, argumenta o parlamentar. “Serão transmitidos conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e instruindo o aluno sobre as diversas formas de investimento existentes no mercado, demonstrando com clareza a importância de poupar e investir para o futuro”, completa.

O Programa deverá seguir princípios de transversalidade e interdisciplinaridade de modo a permitir estabelecer relação entre a Educação Financeira e as demais áreas de conhecimento. Além de, posteriormente, por meio da Administração Municipal, promover a realização de cursos voltados para a temática de finanças pessoais, presenciais e à distância, para pais e alunos do ensino municipal. A matéria destaca, ainda, que a proposta se norteia na educação formal nas escolas, prevista na Lei Federal de Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), decreto n° 7.397/2010.