Procon encontra produtos vencidos e impróprios para consumo em hotéis de Goiânia

produto vencidoA equipe do Procon Goiânia com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), fiscalizou hotéis de Goiânia, entre os dias 21 e 23 de julho, para verificar a validade dos produtos e outros pontos relativos ao cumprimento das regras do Código de Defesa do Consumidor. A equipe de fiscalização também fez trabalho de orientação em todos os estabelecimentos.

Nos três dias da operação, foram visitados 16 estabelecimentos, resultando em sete autuações, uma notificação referente a cobrança dos 10% sob serviços e diversos produtos foram apreendidos. Dentre estes, 53,850 litros de refrigerantes, 21,820 litros de água mineral e 36,532 quilos de alimentos (iogurte, bombom, chá, balas, carnes, salmão, bacon, linguiça, queijo, pescados, salsichas, bacalhau, requeijão). Complementando as ações do dia, foi descartada, aproximadamente, meia tonelada de produtos impróprios para o consumo.

O superintendente do Procon Goiânia, Rodrigo Melo, disse ter escolhido o mês de julho para realizar a operação por ser período de férias, sendo uma época em que os hotéis estão mais cheios, o que reflete no aumento do número de reclamações. “O maior problema encontrado foi o de produtos com prazos de validade vencidos, e todos os alimentos apreendidos serão levados para o descarte correto no aterro sanitário”, explicou.

Os hotéis que descumpriram as regras terão até dez dias para apresentarem a defesa. Se ela for considerada improcedente, a penalidade vai ser aplicada, e a multa é baseada na gravidade da situação, bem como no porte econômico da empresa. As informações são da Prefeitura de Goiânia.