O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu nesta sexta-feira (2) a solenidade de posse de dois novos desembargadores: Sirlei Martins e Fernando Montefusco. A sessão solene foi realizada no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, no Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO.
O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, saudou os novos desembargadores, ressaltando que o TJGO, que é duplo Selo Diamante, continuará crescendo com a atuação de dois grandes magistrados, que têm mais de 30 anos, cada um, dedicados à magistratura.
“A desembargadora Sirlei construiu uma linda página no primeiro grau, bem como na Corregedoria-Geral da Justiça e na Presidência, durante os períodos em que o desembargador Walter Carlos Lemes foi o titular daqueles órgãos. Para minha alegria, ela atuou ao meu lado, como juíza auxiliar, nos três primeiros anos de nossa administração e contribuiu de forma muito positiva e proativa com os trabalhos da gestão do Tribunal de Justiça. Tenho certeza que Sirlei Martins fará um excelente papel como julgadora deste tribunal”, destacou Carlos França, ao cumprimentar os familiares da magistrada, citando o pai Vicente, o companheiro Eduardo e as filhas Cecília e Letícia, presentes na cerimônia.
Carlos França também deu boas-vindas ao desembargador Fernando Montefusco. “Desembargador Fernando Montefusco, sua experiência e seu conhecimento na atuação do primeiro grau e também na Turma Recursal fizeram a diferença. É um magistrado atuante, trabalhador. Tenho certeza de que terá todas as condições para ser um grande desembargador e fará bonito aqui no Tribunal de Justiça”, frisou o presidente do TJGO, que também parabenizou a esposa Érika e os filhos Alycia, Breno, Fernanda e Nicole.
Igualdade de gênero e conciliação
Os novos desembargadores foram saudados pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que destacou que os empossados “trazem para a instituição o ideal de justiça a ser alcançado”. Ela elogiou a nova desembargadora, Sirlei Martins, por ser a primeira desembargadora do Estado promovida com base na Resolução n° 525/2023 do CNJ, que promove a igualdade de gênero, e sublinhou a importância de Fernando Montefusco como “estimulador da conciliação”, destacando seu compromisso com a justiça social.
Divisor de tempos na Justiça goiana
A nova desembargadora Sirlei Martins da Costa cumprimentou as autoridades da mesa diretiva da sessão solene e, em seu discurso, dividiu sua fala em três partes. Na primeira, destacou as alterações e avanços feitos pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ao aumentar, para 78, a quantidade de desembargadores que compõem o TJGO, possibilitando que ela e outros magistrados pudessem ser agraciados com o merecimento do cargo. “Muitos que aqui estão, inclusive eu, não estariam aqui se não fossem as alterações feitas pelo desembargador Carlos França. Eu registro aqui que o senhor, presidente Carlos França, representa um divisor de tempos na justiça goiana”, afirmou.
Conquista e gratidão
O novo desembargador Fernando Ribeiro Montefusco agradeceu a conquista de ter alcançado o cargo na Corte de Justiça. “Eu sinto uma infinita gratidão a Deus por haver me concedido essa graça. Nós, seres humanos, aprendemos a dividir as fases das nossas vidas em ciclos desde a adolescência. Essa solenidade de posse marca um novo ciclo em minha vida profissional, já que foi de dedicação e entrega em uma carreira de flores e espinhos. Em minhas preces, sempre rogo ao Altíssimo que eu seja digno desta missão e que eu acerte no caminho da justiça”, pontuou.
Presenças
A sessão plenária especial foi transmitida ao vivo pelo canal do TJGO no YouTube e contou com a presença do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro Crispim; do ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Jeová Sardinha de Moraes; do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; do procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra; do defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Saulo Mesquita; do presidente da OAB-GO, Rafael Lara; da diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Bretas; da vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Renata Nakagami, representando a presidente da entidade, juíza Patrícia Carrijo. Também prestigiaram a solenidade de posse desembargadoras e desembargadores; juízas e juízes de primeiro grau; diretores e servidores do TJGO; procuradores do Estado, inclusive o PGE, Rafael Arruda, autoridades militares e civis, advogados, amigos e familiares dos empossados. (Com informações do TJGO)