PL da Procuradoria-Geral de Justiça que prevê reordenamento de comarcas é aprovado em definitivo

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou em segunda votação, por 24 votos favoráveis e nenhum contra, o Projeto n° 10150/22, da Procuradoria-Geral de Justiça. A proposição altera o reordenamento da organização judiciária, que implica, também, em alteração no disciplinamento da organização das Promotorias de Justiça, o que, de acordo com a proposta, vai melhorar o atendimento do interesse público. Matéria segue agora para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado.

De acordo com o projeto, a Procuradoria precisa modificar algumas comarcas existentes em Goiás. “Apoiado em normativas do Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário goiano vem realizando importante movimento de desativação de comarcas em todo o Estado ou agregando-as, assim como distritos judiciários, fundando-se na necessidade de reequilíbrio da distribuição das demandas judiciais entre as unidades, seja em razão do insuficiente volume de entrada de autos judiciais a justificar o custo da estrutura judiciária na localidade ou em função da proximidade geográfica das comarcas”.

Uma das mudanças prevê que nas comarcas com duas ou mais Promotorias de Justiça será escolhido o promotor de Justiça para exercer função de coordenador, sem prejuízo de suas atribuições habituais. Ou seja, em caso de extinção da comarca ou anexação a outra, o Colégio de Procuradores de Justiça ou o Órgão Especial, após análise da movimentação judicial e extrajudicial da Promotoria de Justiça existente na comarca, deliberará pela manutenção da Promotoria de Justiça na localidade de origem.