PGJ solicita ao presidente do TSE revisão do rezoneamento eleitoral

Benedito Torres, Gilmar Mendes e Eliseu Taveira

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, e o procurador de Justiça Eliseu José Taveira Vieira reuniram-se, nesta quarta-feira (24/5), em Brasília, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. Em pauta, o rezoneamento eleitoral que, se efetivado, promoverá a extinção de várias zonas eleitorais em todo o País, inclusive em Goiás.

Segundo Benedito Torres, a extinção das zonas eleitorais acarretará maior possibilidade de abusos no processo eleitoral, diante da ausência dos promotores de Justiça durante as eleições, a partir de 2018. “Haverá prejuízo para a população, que será obrigada a realizar grandes deslocamentos até à zona eleitoral, além da redução significativa da justiça estadual nas eleições, o que abre espaço para a corrupção”, explicou o PGJ.

O ministro foi receptivo às ponderações e solicitou célere encaminhamento formal das sugestões de revisão do rezoneamento.Benedito Torres solicitou ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) que faça a imediata consolidação das propostas de interesse do Ministério Público.

Na última semana, o PGJ tratou do rezoneamento com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Kisleu Maciel Filho, que também manifestou preocupação com a redução de zonas eleitorais em Goiás. Em seguida, tratou do assunto com o ministro do TSE Tarciso Vieira Carvalho Filho, que também disse estar aberto ao diálogo. Fonte: MP-GO