O procurador-geral do Estado, Luiz César Kimura, instituiu o Núcleo Central de Segurança e Inteligência (NCSI). Considerado um projeto inovador, ele será coordenado pelo procurador Cleuler Barbosa das Neves, e voltado para a efetividade fiscal no recebimento de dívida inscrita e ao incremento da arrecadação do Estado. Um dos pontos principais será um efetivo controle de devedores que operam à margem da lei.
O NCSI, recém instituído pela Portaria n. 230/2018-GAB, tem como atribuição regulamentar o exercício sistemático de ações especializadas que visam à obtenção, análise e difusão oportuna de conhecimento para subsidiar procedimentos de execução e recuperação fiscal, estudos estratégicos e segurança institucional. Dentre as informações que poderão ser produzidas, destacam-se a localização de bens e de pessoas físicas ou jurídicas devedoras, a identificação de seus grupos econômicos e a análise de seus vínculos societários.
As atividades do Núcleo Central de Segurança e Inteligência da Procuradoria-Geral do Estado serão desenvolvidas com irrestrita observância aos direitos e garantias individuais, fidelidade às instituições e aos princípios éticos que regem os interesses e a segurança do Estado.
O NCSI é resultado da seriedade e do comprometimento da PGE com o interesse da sociedade goiana, pois a efetividade das políticas públicas essenciais ao bem estar da população, tais como saúde, educação e segurança, dependem cada vez mais de uma também efetiva arrecadação tributária.