PGE-GO abre inscrições para programa de estágio em Direito

A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE) abriu inscrições para selecionar estudantes de Direito (graduação e pós-graduação) de seu programa de estágio. Serão selecionados até cem estagiários que atuarão nos órgãos internos da PGE por até dois anos. O estagiário receberá bolsa composta de auxílio financeiro (550 reais) e auxílio-transporte (55 reais), além de seguro contra acidentes pessoais.

O estágio na PGE pode ser uma porta aberta para outras oportunidades dentro da própria Procuradoria. Foi assim com Regina Flávia Araújo Lamounier, de 24 anos, que hoje ocupa um dos cargos de assessor na PGE. Ela foi selecionada quando estava no oitavo período de Direito na PUC. “Foi importante para ter conhecimento prático, saber sobre a atuação de um procurador de Estado e até para minha formação profissional”, relata. No período em que ainda estagiava na PGE, ela teve outras oportunidades de estágio, inclusive com remuneração maior. “Optei por ficar na PGE por ver maior perspectiva”, diz.

Mesmo depois de formada, pelo fato de ter emendado uma pós-graduação em Direito Público logo depois da colação de grau, Regina continuou no estágio. “Tive interesse em permanecer. O estágio me abriu essa perspectiva de aprender, atuando diretamente sob a orientação de um procurador, foi muito bom”, diz a assessora.

Procurador-chefe do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE, Claudiney Rocha Rezende pondera que o programa de estágio da PGE abre perspectivas para os estudantes de Direito, não apenas para pleitear um cargo de assessor, com remuneração de R$ 5 mil. Um projeto que está sendo desenvolvido é o Programa de Residência Jurídica para estudantes de Direito. Os selecionados receberão bolsa para projetos específicos, para desenvolver estudos em profundidade.

Prova
A prova será aplicada no dia 27 de outubro na Faculdade de Direito da UFG. O edital completo está publicado no site da Procuradoria (www.pge.go.gov.br), onde também estão disponíveis a ficha para inscrição e um anexo com temas para prova discursiva. Para se inscrever, o candidato deverá estar cursando, no mínimo, o quinto período do curso de Direito.

A avaliação será feita por meio de correção da prova discursiva sobre um dos temas indicados no anexo do edital. No dia da prova, será realizado sorteio de três dos temas e o candidato deverá escolher um deles para discorrer. Serão reprovados os candidatos com desempenho superior a 50 pontos na prova (que vale 100). As provas terão duração de duas horas, com início às 9h30.
O processo seletivo terá duração de 12 meses, contados a partir da publicação do resultado final.