Peritos goianos desenvolvem tecnologia que identifica “DNA da Voz”

Tecnologia será apresentada hoje em Goiânia
Publicidade

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-GO), por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) realiza nesta quinta-feira, dia 4, o Workshop de Trabalhos Finais dos Cursos de Inteligência Artificial, das 12 às 19 horas, no Hotel Mercure, em Goiânia. No evento, haverá a apresentação de tecnologia desenvolvida pelos peritos Carlos Kleber da Silva Garcia, Lucas Alcântara Souza e Rafaello Virgilli, da Seção de Perícias em Áudio e Imagem (Sepai) da Polícia Científica de Goiás, que compara voz humana com o uso de inteligência artificial chamada “DNA da Voz”.

A tecnologia utiliza redes neurais para a identificação de vozes, extraindo características individualizadoras e verificando o grau de similaridade entre duas vozes (padrão e questionada). Assim, é possível fazer o reconhecimento automático de uma pessoa comparando um trecho da sua voz com amostras de áudio armazenadas ou apresentadas no curso de uma investigação ou de um processo.

Nesse sentido, uma ferramenta a mais nas investigações em que haja captação ambiental e/ou interceptação telefônica que contenha voz de um suspeito, desde crimes contra a vida até crimes contra a Administração Pública, dentre vários outros.