A defensora pública Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes foi empossada, na última terça-feira (11), como presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) para o biênio 2025-2027. Esta é a primeira vez que uma representante do Estado de Goiás assume a liderança da entidade.
A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a presença do defensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, além de outros membros da Defensoria Pública do estado. Ele destacou a importância da nomeação, ressaltando que Goiás possui uma Defensoria jovem, mas atuante.
Trajetória na Defensoria Pública
Fernanda Fernandes ingressou na Defensoria Pública de Goiás no primeiro concurso da carreira. Foi a primeira coordenadora do Núcleo Especializado de Direitos Humanos da DPE-GO e atualmente atua no Núcleo de Defensorias Públicas Especializadas Processuais Cíveis da Capital.
Também presidiu a Associação Goiana de Defensoras e Defensores Públicos por dois mandatos e, entre 2023 e 2025, ocupou a vice-presidência administrativa da Anadep.
Compromisso com a defesa dos direitos humanos
Durante a posse, a nova presidente da Anadep enfatizou a importância do fortalecimento da Defensoria Pública e da defesa dos direitos humanos no Brasil.
“Em um mundo de polarizações e em um país onde muitos ainda vivem abaixo da linha da pobreza, é fundamental que nós, defensores públicos, possamos contar com aliados no fortalecimento institucional. Pela humanidade, pela democracia e pela efetivação dos direitos humanos”, afirmou Fernanda Fernandes.