OAB vai apresentar nesta segunda pedido de impeachment de Dilma

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai protocolar, nesta segunda-feira (28), na Câmara dos Deputados, pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Iniciativa decorre de reunião com os conselheiros da instituição realizada no último dia 18. Na ocasião, 26 das 27 seccionais votaram defendendo que a presidente não tem mais condições de governar o país. O evento de hoje contará com a participação da diretoria e dos conselheiros federais por Goiás.

O pedido da OAB se somará a outros 11 pendentes de análise pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No ano passado, o deputado aceitou um outro pedido, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal, ato que deu início à formação de uma comissão especial que analisa as acusações.

Em reunião do Conselho Federal, 26 das 27 bancadas estaduais da Ordem votaram a favor do apoio à instauração do processo – somente a do Pará votou contra o apoio.  O relatório, assinado pelo advogado Erick Venâncio, acusa a presidente não só por ter autorizado as chamadas “pedaladas fiscais” (atraso no pagamento a bancos para maquiar as contas públicas); mas também a renúncia fiscal concedida à Fifa para a Copa do Mundo de 2014; e uma suposta interferência na Operação Lava Jato, inclusive com a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil.

“Essas condutas, ao meu sentir, demonstram de forma clara se afastou de seus deveres constitucionais, incorrendo em crimes de responsabilidade, que devem ser sim apurados pela via do processo de impeachment”, afirmou Venâncio na ocasião.