OAB-GO fiscaliza captação irregular de clientes feita em frente ao prédio do INSS

OAB quer coibir a captação ilícita de clientes

A Comissão Especial de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão e Captação Ilegal da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil promoveu fiscalização, na manhã desta terça-feira (20), em frente ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), no Centro de Goiânia. O objetivo da iniciativa foi identificar e coibir a prática de captação ilícita de clientes. Também foram entregues panfletos para conscientizar a população em geral.

De acordo com o vice-presidente da comissão, Luciana Cardoso, a prática é comum no local, além de ocorrer diariamente em outras agências do INSS e em frente ao Ministério do Trabalho.

Ao final da ação, realizada entre às 8h e às 10h, o vice-presidente relatou que foram identificados três pessoas que faziam a captação ilegal de clientes. A iniciativa teve o apoio do INSS.

“Nas abordagens, o captador fica em frente ao INSS e espera algum assegurado entrar ou sair do local e faz diversas perguntas. Aí, ele encaminha o “cliente” para um escritório de advocacia”, diz.

Após o sucesso da blitz desta manhã, Luciana Cardoso reforça que serão realizadas mais ações como estas em outras agências do INSS em Goiânia. “Não queremos que seja uma ação esporádica. Nosso objetivo mesmo é que seja corriqueira”, diz.

Campanha
A OAB-GO realiza campanha “Você Não Está Sozinh@ e Merece um bom Advogad@” contra o exercício ilegal da profissão. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade quanto à importância de procurar sempre por um advogado e denunciar os não-profissionais.

Com uma metáfora envolvendo uma maçã, a ação faz um comparativo entre o que faz bem e o que não faz, em alusão ao bom e mau profissional e àquele que não é advogado, mas diz ser.

A iniciativa pretende também estimular as denúncias de casos de exercício ilegal que podem ser feitas pelos canais disponibilizados pela OAB-GO.