O que o departamento de RH ensina para a gestão de escritório de advocacia

Aprimorar as técnicas de atração e retenção de talentos é uma iniciativa que merece atenção na gestão de escritório de advocacia

Os advogados que já se convenceram de que é preciso encarar a gestão de escritório de advocacia com a mesma organização de uma empresa passaram a compreender a importância de implementar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da banca a  longo prazo. Eles  precisaram reinventar muitas práticas consideradas ultrapassadas para permanecerem competitivos no mercado. Isso  fez com que a adoção de ações inovadoras na gestão de pessoas se tornasse uma necessidade cada vez maior entre os gestores que pretendem reter bons profissionais na equipe.

Assim, muitos profissionais foram buscar referências em departamentos de Recursos Humanos para gerir estrategicamente os funcionários. Eles começaram a contribuir com  uma percepção mais ampla sobre a importância do clima organizacional na gestão de escritório de advocacia.

Retenção de talentos: ação estratégica na gestão de escritório de advocacia

Em entrevista para o Conjur, Simone Salomão, professora e coordenadora do curso de Administração Legal para Advogados da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, falou sobre os  pontos-chave que devem ser abordados na gestão de escritório de advocacia no que se refere à gestão de pessoas. Entre eles estão o papel do líder, a importância da comunicação e os processos de atração, seleção e retenção de talentos.

A especialista apontou os dados mais relevantes apresentados nas últimas pesquisas da Association Legal Administrators (ALA) sobre a manutenção das equipes. Segundo Simone, a debandada de profissionais talentosos apresenta motivos variados, como o desgaste na convivência entre os membros do escritório, alto nível de estresse, melhores remunerações em outras equipes, falta de autonomia para executar o trabalho e ausência de férias.

Para os gestores incluírem a retenção de talentos como uma ação estratégica na gestão de escritório de advocaciaé preciso perceber que os profissionais de destaque são o verdadeiro diferencial da banca e o seu maior ativo. Assim como em qualquer outra organização, as pessoas são o capital intelectual. O que significa que a sobrevivência do negócio depende de os profissionais atingirem seus objetivos, cumprindo sua missão e gerando resultados satisfatórios.

Gestão de escritório de advocacia: crie uma cultura focada em desenvolvimento de talentos

Aprimorar as técnicas de atração e retenção de talentos é uma iniciativa que merece atenção na gestão do escritório de advocaciaIsso é fundamental para manter um time de advogados qualificados e comprometidos com a visão de negócios, valores e ideais da banca.

Quando o gestor consegue reunir em sua equipe diferentes profissionais que atendam aos requisitos exigidos, o ideal é focar em ações que ajudem na redução do turn-over (rotatividade) para contribuir com a permanência deles no grupo.

Ainda é muito comum em pequenos e médios escritórios a cultura ‘‘todos fazem tudo’’. Mas, quando o escritório cresce, é preciso pensar numa divisão de tarefas para tornar o time mais produtivo e racionalizar a gestão. Isso  evita sobrecargas, retrabalho e falhas na comunicação. O ideal é tentar uma divisão de tarefas de acordo com o perfil de cada profissional.

Para auxiliar na obtenção de vantagem competitiva por meio do capital intelectual, destacamos medidas essenciais que podem influenciar positivamente na retenção de talentos:

  • Tenha uma boa gestão dos processos, rotinas e atividades do escritório com a ajuda de tecnologias que auxiliam na gestão de pessoas. Essa iniciativa irá contribuir para o trabalho dos profissionais talentosos, principalmente no que se refere à economia de tempo e produtividade;
  • Experimente adotar uma nova cultura organizacional no seu escritório de advocacia. A medida pode contribuir para dar mais autonomia aos profissionais;
  • Implemente projetos arrojados para que a equipe encare como um desafio a ser vencido. Isso pode motivar e engajar os colaboradores aos objetivos da banca.
  • Utilize um software jurídico na nuvem para mensurar os resultados de cada profissional com a finalidade de realizar uma avaliação de desempenho. Assim, torna-se viável acompanhar as evoluções das atividades realizadas pela equipe do escritório.

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