Novo sistema auxilia a dona de casa com as regras para contratação do empregado doméstico

Apesar de estar valendo há algum tempo, as novas regras, contidas nas PEC das Domésticas, que dão mais direitos a esse tipo de trabalhador, ainda provocam dúvidas nas donas de casa, que estão se esforçando para se adequar às mudanças. Mas, graças à internet e suas facilidades, já existem serviços on-line, que facilitam a administração de toda a gestão do trabalho doméstico.

Um bom exemplo disto é o recém-lançado site Amélia Legal, que oferece um programa que auxilia  todos que necessitam administrar, desde a contratação até as rotinas mensais dos profissionais domésticos. O sistema consiste em uma solução self-service na internet, desenvolvida para administração de rotinas de gestão de contrato de trabalho, contendo módulos que permitem o cadastro do empregado, cálculo de pagamentos mensais, férias, 13.º, salário, emissão de recibos de pagamentos, contrato de trabalho, ficha de atualização da Carteira de Trabalho, entre outros recursos.

Segundo Fernando Kazuhiko Kondo, idealizador do serviço on-line Amélia Legal, há como testar antes de contratar, experimentando gratuitamente num período de 20 dias e, caso seja aprovado, pode ser contratado com preço acessível por mês: mensal de R$ 16,80; semestral de R$ 14,00, com direito há um mês grátis, ou anual por R$ 12,60, com três meses gratuitos, lembrando que o cancelamento, caso seja necessário, será automático.

Fazendo um teste no programa, dá para notar o quanto é fácil navegar, se inscrever e aceitar os termos de compromisso. Para os mais inseguros quanto à segurança, o site garante aos usuários o direito à privacidade e confidencialidade, com medidas necessárias para preservar a segurança dos cadastrados, quanto aos dados pessoais e particulares inseridos pelos usuários, e demais informações introduzidas para administração trabalhista.

As diversas ferramentas do programa garantem o cumprimento da PEC das Domésticas, sem que o empregador esqueça nenhuma das diretrizes, como o “Ponto de Horas”, que faz todo controle de horas extras, totalmente integrado e criado automaticamente no início do mês. Todos os relatórios são preenchidos automaticamente, necessitando somente imprimir e assinar. O “pagamento” está totalmente integrado com os dados de cadastro e atualização do ponto de horas, precisando apenas abrir o programa e pagar o empregado conforme o holerite, que também fica automaticamente preparado para a impressão.

Para não se perder em meio a tantos compromissos, tem também a ferramenta “Calendário Integrado”, onde consta o dia de pagamento, adiantamentos pagos, horas extras tiradas, entre outras atividades do usuário, totalmente integrados em uma única agenda de eventos. Na ferramenta “Estante Virtual” o usuário recebe informações úteis e sustentáveis em um único lugar e também pode manter uma comunicação via mensagens com os administradores do site.

No sistema há também programas opcionais feitos pensando no dia a dia das donas de casa, que ajudam também na organização de “Finanças Pessoais”, “Post-it”, que pode constar vários lembretes e até mesmo lista de compras de supermercado, podendo também, entre várias outras coisas, escolher o “Cardápio Semanal”.  Para conferir, acesse: www.amelialegal.com.br.