Nion Albernaz é homenageado em Simpósio Nacional de Gestão Pública

Nion Albernaz morreu em setembro deste ano

Ex-prefeito de Goiânia por três gestões, o professor Nion Albernaz foi homenageado hoje na abertura do 1° Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, realizado pela Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC-GO em parceria com a Secretaria de Estado de Estado da Saúde (SES). A escolha, segundo os organizadores, foi “pela excelência na gestão e prestação de serviços nas unidades de saúde” em suas gestões como prefeito e também, por último, voluntariamente como presidente de todos os conselhos de excelência de gestão dos hospitais públicos do governo estadual. Nion Albernaz morreu aos 87 anos no dia 6 de setembro deste ano.

Neto de Nion e herdeiro político, o economista Thiago Albernaz recebeu a homenagem ao avô, no auditório da Área 4 da PUC, em Goiânia. Ele destacou que o avô, que é seu exemplo de vida e de homem público, sempre lutou pela oferta de um serviço público de qualidade, especialmente nas áreas de saúde e educação, essenciais à sociedade. “Para ele, não fazia sentido ocupar um cargo se não fosse para atender as pessoas, ele sempre pensou no bem-estar da população simples, tratando com muito zelo a gestão pública”, disse um emocionado Thiago, depois de assistir a um vídeo narrando toda a trajetória pública de Nion. “Do alto de seus 86 anos, com muita altivez ele ainda lutava nesse sentido. Ele acha que só com esforços e determinação seria possível oferecer um serviço público de qualidade”, disse.

Thiago Albernaz recebeu a homenagem ao avô, morto aos 86 anos, em Goiânia

Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Renato Gomes destacou “a determinação desse professor, que buscou a excelência nos serviços públicos” e teve o reconhecimento de seus esforços. A médica Ana Maria de Souza Arruda, da PUC e da SES, definiu Nion Albernaz como “pessoa pública, transparente, honesta, inovadora, que não mediu esforços para melhorar a qualidade de vida da população”. “Esse homem foi, é e sempre será exemplo a ser seguido por todos nós”, disse a médica, que nos últimos anos trabalhou com Nion nos conselhos dos hospitais públicos do Estado.

Avanços e desafios
Com o tema A relação público/privada no mundo contemporâneo: organizações sociais, avanços e desafios para uma gestão, o simpósio é destinado a gestores, profissionais de saúde e educação pública e privada, empresários, administradores, empresários e acadêmicos. No evento, são discutidos avanços, desafios e impactos obtidos pelas unidades de saúde e educação estadual com a gestão compartilhada por meio de organizações sociais.