MPF promove debate sobre os 50 anos do golpe militar em Goiás

Com o tema “Memória e Verdade – 50 anos do golpe militar em Goiás”, o Memorial do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) promove um debate, na próxima sexta-feira, 21 de novembro, no auditório da Procuradoria da República em Goiás, para lembrar o movimento civil-militar que interrompeu a democracia e mergulhou o país em duas décadas de ditadura.

A intenção do evento é o resgate da memória sobre os fatos ocorridos a partir do golpe de Estado de 1964, que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart e estabeleceu um regime autoritário. O golpe marcou o início de um período de profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. O regime militar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1964.

Com início às 14h, consta da programação a exibição do filme “70 – Setenta”, que  reencontra 18 personagens desta história, quarenta anos depois. Após, o procurador da República Wilson Rocha Assis palestrará abordando o tema “O MPF e o enfrentamento dos crimes contra a humanidade praticados pelo Regime Militar no Brasil”. Como debatedores, estarão presentes o promotor de Justiça Jales Guedes Coelho Mendonça; o presidente da Associação dos Anistiados pela Cidadania e Direitos Humanos do Estado de Goiás, Marcantônio Dela Cortê, e o jornalista Renato Dias.