Moda: Aplicativo diz se fabricante usa ou não mão de obra escrava

Já ouviu falar do Moda Livre? É um aplicativo de celular que te ajuda na compra consciente de vestuário no Brasil. Ele esta disponível gratuitamente para download nas versões iPhone e Android.

Sua função é avaliar os 10 maiores grupos varejistas de roupas no país e suas ações a fim de evitar a venda de produtos que fazem uso de mão de obra escrava em sua rede de produção.

Cada empresa convidada recebeu uma classificação baseada nas respostas de um amplo questionário aplicado contemplando quatro indicadores: Políticas – compromissos assumidos para combater o trabalho escravo na cadeia de fornecimento, Monitoramento – medidas que a empresa adotou para a fiscalização de seus fornecedores, Transparência – ações tomadas para comunicar aos seus clientes o que elas vêm fazendo neste sentido e Histórico – resumo do envolvimento das empresas em casos de trabalho escravo, organizado por pesquisas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 24 de julho de 2009 (data do lançamento do Pacto Contra a Precarização e pelo Emprego e Trabalho Decentes em São Paulo – Cadeia Produtiva das Confecções).

A classificação é feita em três categorias de cores: verde (melhor avaliação – demonstram ter mecanismos de acompanhamento sobre sua cadeia produtiva e possuem histórico favorável em relação ao tema), amarelo (avaliação intermediária – demonstram ter mecanismos de acompanhamento, mas possuem histórico desfavorável em casos de trabalho escravo e/ou precisam aprimorar seus mecanismos) e vermelho (pior avaliação – não demonstram ter mecanismos de acompanhamento e têm histórico desfavorável em relação ao tema ou não responderam ao questionário).

Além de ser um indicador que te ajuda a fazer escolhas por marcas conscientes, o aplicativo também ajuda a manter o consumidor informado, já que conta com uma seção de noticias sobre trabalho escravo que é atualizado sempre que houver informações relevantes.

Este aplicativo faz parte da comemoração pelo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 65 anos em dezembro passado.

Para baixar o aplicativo basta entrar na loja da Apple ou no Google play. Ele roda nos sistemas operacionais iOs 5 ou + e Android 4+. Fonte: Portal iG