Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional em Goiás e dois outros estados

O Ministério da Justiça prorrogou a atuação de efetivos da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos estados de Goiás, Bahia e Alagoas. As portarias que autorizam o emprego da FNSP foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).

Na Bahia, a Força Nacional continuará auxiliando nas ações de combate à violência no sul do estado, especificamente nos municípios de Buerarema, Una e Ilhéus, onde há conflitos fundiários envolvendo indígenas e produtores rurais assentados.

Em Alagoas, os agentes darão prosseguimento à Operação Jaraguá, desenvolvida em conjunto com os órgãos de segurança pública do estado. A ação foi prorrogada por mais 90 dias.

Em Goiás, o propósito é dar continuidade às ações desenvolvidas na Operação Cerrado, que atua nas cidades limítrofes entre Goiás e Distrito Federal no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, realização de barreiras policiais em rodovias, apuração de inquéritos policiais de homicídios no entorno de Brasília, buscas e apreensões, exames de eficiência balística, micro-comparação balística, necropapiloscopia e identificação criminal, além de ações de projetos sociais.

O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça nesses estados obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. O prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado, se necessário.