Ministério da Justiça oferece vagas para pós-graduações em segurança pública

O Ministério da Justiça oferece 250 vagas em pós-graduações em segurança pública. Podem participar gratuitamente dos cursos: policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais de perícia forense.

As aulas serão realizadas em parceria com as universidades federais da Bahia (UFBA), Tocantins (UFT), Mato Grosso (UFMT) e Rondônia (UNIR). As qualificações são financiadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), através da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). Cada curso oferece 50 vagas, sendo 40 exclusivamente para profissionais de segurança pública.

“A Renaesp é um projeto de educação permanente voltado aos profissionais de segurança pública, bem como aos demais profissionais interessados e atuantes nesta área. A rede consiste na parceria com Instituições de ensino superior que promovem cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade presencial, sobre diferentes temas relacionados à segurança pública”, explica a titular da Senasp/MJ, Regina Miki.

A Renaesp está presente nos 26 estados e Distrito Federal, tendo realizado 186 cursos e matriculado 7.440 alunos em todo o país. Para obter mais informações, os interessados podem enviar e-mail para renaesp.senasp@mj.gov.br.

Financiamento

A Senasp/MJ financia integralmente o candidato, profissional de segurança pública, que for aprovado dentre os 40 primeiros lugares de cada curso ofertado. Uma vez beneficiário da bolsa de estudos, o candidato terá o compromisso de cumprir todas as disciplinas previstas no curso de especialização, bem como deverá produzir uma monografia e cumprir com as atividades extracurriculares previstas. É necessário que o candidato possua diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento e seja servidor ativo da área de segurança pública.

O processo de seleção é realizado de acordo com as normas estabelecidas pela IES no edital de seleção. Após o processo seletivo, os nomes dos aprovados deverão ser homologados pela Senasp. Também podem obter financiamento de cursos de pós-graduação lato sensu, por meio da Renaesp, profissionais de outras áreas ligadas à segurança pública, desde que haja disponibilidade de vagas e de recurso. Representantes da sociedade civil poderão compor o corpo discente da Renaesp. Neste caso, o custeio da despesa é a critério da IES, sem qualquer ônus para a Renaesp.