Luiz Gonzaga da Cunha é empossado procurador de Justiça

Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga atua no MP-GO há 26 anos

Emoção e entusiasmo marcaram nesta segunda-feira (30/5) a sessão solene de posse do promotor Luiz Gonzaga Pereira da Cunha no cargo de procurador de Justiça do Estado de Goiás. A sessão do Colégio de Procuradores contou com a presença de familiares, amigos, membros e servidores do Ministério Público de Goiás.

Em sua fala, Luiz Gonzaga afirmou que recebia com imensa alegria o novo cargo, comprometendo-se a trabalhar com afinco, coragem e destemor, com a mesma energia com que sempre trabalhou desde que chegou ao Ministério Público de Goiás, há 26 anos. “Serei fiel aos meus deveres e obrigações, fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis e contribuindo para a Justiça”, afirmou, acrescentando: “espero que meu trabalho contribua no combate aos crimes e às inúmeras mazelas que acometem a sociedade”.

O mais novo integrante do Colégio de Procuradores também rendeu homenagens aos familiares pelo apoio incondicional e também aos servidores e membros do Ministério Público de Goiás, por fazerem parte de sua caminhada profissional. Luiz Gonzaga reiterou a importância da atuação do MP em defesa da sociedade, apontando que, em tempos de ataque à instituição, é preciso que o Ministério Público caminhe mais forte, cumprindo com suas valorosas contribuições, sempre ao lado do povo. “Aqueles que se insurgem contra promotores e procuradores de Justiça é porque não querem que estanquem suas ações maléficas. Não se pode desencorajar, não permitindo que esses males sejam levados adiante”.

Saudoso, ele lembrou ainda as conquistas ao longo da carreira, que teve início na Promotoria de Barro Alto, depois em Alexânia e, por fim, à frente da 20ª Promotoria de Justiça de Goiânia, que tem atribuição em assuntos de Direito Falimentar (falência, massas falidas). Conforme observou, ele lutou para que o papel do Ministério Público nesta área fosse fortalecido, contribuindo para o acervo jurisprudencial da área falimentar.

Homenagens
No início da cerimônia, músicos do grupo Ciranda da Arte entoaram o Hino Nacional e algumas músicas em homenagem ao empossando. Em seguida, o procurador Pedro Alexandre Coelho fez a leitura do termo de posse, que foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, e pelo mais novo procurador de Justiça, Luiz Gonzaga da Cunha, que, na sequência, recebeu a Medalha do Mérito do Ministério Público de Goiás.

Em nome da Associação Goiana do Ministério Público de Goiás (AGMP), o procurador Benedito Torres Neto homenageou Luiz Gonzaga, destacando sua personalidade simples, pacífica e generosa. “Este Conselho Superior vai ganhar muito, não somente em razão de sua competência jurídica, mas também pela pessoa que é”, dirigiu-se Benedito Torres a Luiz Gonzaga.

O corregedor-geral do MP-GO, Abraão Júnior Miranda Coelho, também homenageou o novo procurador, reiterando que não há dúvidas de sua contribuição à instituição nesta nova experiência da carreira. Por fim, o procurador-geral de Justiça, Lauro Nogueira, deu as boas-vindas a Luiz Gonzaga, parabenizando-o pela promoção ao cargo de procurador de Justiça e enaltecendo sua carreira, que tem sido desenvolvida com muito compromisso, o que alcançou grande respeito a todos os integrantes do Ministério Público e também do Poder Judiciário. “Desejo sucesso no exercício do cargo, pois tenho certeza que muito honrará este colegiado”, conclui Lauro Nogueira encerrando a sessão solene.

Além dos integrantes do Colégio de Procuradores, estiveram presentes na solenidade, o desembargador Itamar de Lima; o subprocurador-geral do Contencioso da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO), Walter Rodrigues da Costa; o chefe da Advocacia Setorial Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), Rogério Ribeiro Soares, e o comandante regional do Corpo de Bombeiros, Martiniano Gondim. Fonte: MP-GO