Justiça nega pedido de indenização de médica goiana contra Drauzio Varella

O pedido de indenização contra a Rede Globo e o médico Drauzio Varella formulado pela médica goiana Hilcey Carmen Rodrigues Costa foi negado pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás Jeová Sardinha de Moraes. Ela foi entrevistada em um quadro do programa Fantástico e se sentiu lesada com o debate sobre medicina natural, sua linha de estudo.

A matéria jornalística em questão fez parte do quadro “É bom pra quê?”, veiculado na atração dominical da emissora em 2010. A série de reportagens, apresentada por Drauzio, mostrou pacientes, de vários Estados, que procuram remédios naturais para o tratamento de inúmeras doenças e profissionais que defendem a fitoterapia. Em paralelo, foram ouvidos médicos e cientistas que alegam não haver resultados comprovados para muitas das plantas empregadas.

No programa, Hilcey concedeu entrevista sobre benefícios do açafrão para ajudar no combate de inflamações, inclusive de células cancerígenas. Ela trabalha no Hospital de Medicina Alternativa (HMA), em Goiânia. Hilcey realizou o pedido de indenização porque logo após sua fala no quadro outros médicos questionaram a falta de estudos profundos sobre várias ervas.

“Com efeito, a referida divulgação somente tem o intuito de informar à população as vantagens e desvantagens da prática fitoterápica, que em doenças graves o paciente não deve abandonar o tratamento medicinal, vez que a eficácia do natural ainda não foi cientificamente comprovada”, disse o Jeová Sardinha de Moraes.