Juízes eleitorais começam a nomear mesários. Em GO, TRE convoca voluntários

Os juízes eleitorais de cada município estão autorizados desde ontem (13) a nomear os mesários e os membros das mesas receptoras dos locais de votação das Eleições 2016. O prazo final é o dia 3 de agosto. Em Goiás, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) assina nesta terça-feira (14) uma parceria com as empresas de transportes coletivo da região metropolitana para afixar cartazes nos ônibus sobre Programa Mesário Voluntário, que convida os jovens para atuar, voluntariamente, como mesário, independentemente de convocação pelos magistrados.

Apesar do trabalho de mesário nas eleições ser voluntário, os alunos que participarem do programa contarão com benefícios, tais como folga correspondente ao dobro de dias trabalhados nas eleições, além da possibilidade de contabilizar pontuação para os casos de desempate em concursos públicos, quando constar em edital, além de certificado que reverterá em horas extra-curriculares e poderá ser utilizado como contrapartida para o Programa Bolsa Universitária, da OVG, caso seja bolsista do programa.

Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau ou por afinidade. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.