terça, 20 de novembro de 2018 62 9 9904-5026
Em São Paulo

Inovações impulsionam a gestão estratégica do departamento jurídico

O setor jurídico vem passando por uma importante mudança nos últimos anos devido à transformação digital. Tradicionalmente conhecido por ser uma área com uma exorbitante quantidade de papéis em circulação, esse segmento está se rendendo ao uso da tecnologia para otimização do tempo e diminuição da margem de erro, principalmente diante de tarefas que podem ser automatizadas.

É o caso, por exemplo, do gerenciamento de contratos. Segundo dados da Agência Nacional de Gestores de Contratos (ANGC), cerca de 90% das empresas ainda utilizam apenas o e-mail para gerir seus documentos e, em 75% delas, nenhuma metodologia é utilizada – fato que pode ser uma fonte de problemas em organizações que possuem alto volume de contratos.

Sabe-se que para não ocorrer falhas na gestão de contratos é preciso que toda a equipe envolvida conheça o ciclo de vida dos contratos (Contract Lifecycle Management – CLM). É por meio dessa técnica de gestão de contratos que serão definidas questões como o draft do contrato (estrutura preliminar e informações básicas), a negociação (em que se definem as obrigações e atribuições de cada parte), o armazenamento (especialmente em meio eletrônico) e os ajustes ou renegociações (relacionados à legislação ou alteração da contratação).

Manualmente, pelo uso do e-mail corporativo, todo este processo acaba se tornando moroso e, muitas vezes, os prazos definidos ou planejados para cada fase não são cumpridos e muitas informações ficam perdidas.

Para reverter esse cenário, a Teclógica, empresa de processos de TI e Negócios, vai patrocinar através da solução InContract o evento Gestão Estratégica do Departamento Jurídico, que ocorre nesta quarta (7) e quinta-feira (8) no Radisson Paulista Hotel. O software de automatização da gestão de contratos e documentos jurídicos, garante controles mais precisos, permitindo que os usuários tenham acesso ao andamento de todas as etapas e aprovações.

O evento, que é apoiado também pela AB2L, Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, vai debater temas como o novo papel do advogado empresarial, a estratégia do jurídico nos negócios das companhias, atuação preventiva do setor na gestão de informações estratégicas e conflitos, gestão de riscos de compliance, gestão de riscos em contratos de tecnologia, entre outros assuntos relevantes para a área jurídica.

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica