Iniciativa da OAB-GO garante exames e consulta gratuitos a advogadas

Com o intuito de dar visibilidade à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB-GO), por meio da Comissão da Mulher Advogada, aderiu ao Movimento Outubro Rosa, campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres. No próximo dia 16, das 14 às 18 horas, no Hospital da Mulher, em Goiânia, as advogadas inscritas na OAB-GO poderão fazer, gratuitamente, exames ginecológicos e consultas.
Na programação estão previstos exames de ultrassom transvaginal, de mama, tireoide e mamografia. Também serão oferecidas orientações sobre a prevenção ao câncer de mama, com uma palestra ministrada pelo médico ginecologista Paulo Daher.
Segundo a presidente da Comissão, Monimar Leão Alves, a iniciativa nasceu com o intuito de sensibilizar as advogadas sobre a prevenção ao câncer; “O Hospital da Mulher e a OAB-GO firmaram essa parceria por entenderem a importância de se conscientizar sobre o câncer de mama e também outros tipos”, conta.
Leão espera uma grande adesão das inscritas na Ordem, explicando que todos os serviços serão gratuitos e os atendimentos acontecerão por ordem de chegada na instituição, que se localiza na Rua 17-A, n° 930, Setor Aeroporto.
Câncer
 
O Ministério da Saúde aponta que, no Brasil, entre 2014 e 2015, foram descobertos mais de 57 mil novos casos do câncer de mama, com um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi de 21%, mas a perspectiva é que este número cresça mais ainda.
A melhor forma de combate ao câncer é através da prevenção, que detecta precocemente a presença de nódulos nas mamas, além de exames clínicos e laboratoriais, que auxiliam a estabelecer um diagnóstico preciso.
Alguns sintomas da doença são nódulo único endurecido; abaulamento de uma parte da mama; edema (inchaço) da pele; vermelhidão na pele; inversão do mamilo; sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; nódulo aumentado na axila; espessamento ou retração da pele ou do mamilo; secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos; inchaço do braço; e dor na mama ou mamilo. Fonte: OAB-GO