IBDFAM-GO discute hoje modelos únicos de certidão de nascimento e óbito

O IBDFAM Goiás, através da sua Comissão de Eventos realiza nesta sexta-feira, 23, o Primeiro Talk Show para debate do Provimento 63, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui os modelos únicos de certidão de nascimento, de casamento e de óbito; reconhecimento voluntário e a averbação da paternidade e maternidade socioafetiva e sobre o registro de nascimento e emissão da respectiva certidão dos filhos havidos por reprodução assistida. O evento acontece no Auditório do Metropolitan Mall,a partir das 18:30 horas. As vagas são limitadas, sendo necessária a inscrição através do e-mail: ibdfamgoias@gmail.com

O evento terá como palestrante Mateus Silva, tabelião e registrador do Cartório 1º Registro Civil e Tabelionato de Notas de Goiânia, e presidente da Comissão de Notários e Registradores do IBDFAM-GO.

Para debater o tema o evento contará ainda com a presença da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Sirlei Martins Costa, que também é presidente da Comissão dos Magistrados de Família do IBDFAM-GO, e do juiz Peter Lemke Schrader, da comarca de São Luís de Montes Belos, também 2º vice-Presidente da Comissão de Magistrados de Família do IBDFAM-GO.

A presidente do IBDFAM-GO, Marlene Lemos, e sua vice, Caroline Marques, são unânimes em reconhecer que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acertou ao desburocratizar o reconhecimento voluntário da Paternidade ou Maternidade Socioafetiva, permitindo a sua realização de forma administrativa, sem a intervenção do judiciário, bastando apenas o desejo das partes envolvidas. O provimento 63-CNJ prioriza o afeto como elemento fundamental na formação dos laços familiares e, dessa forma, enaltece o princípio constitucional da dignidade humana.

Para viabilidade do evento sua organização contou com o apoio da ATC – Associação dos Titulares de Cartórios do Estado de Goiás e dos escritórios de advocacia MLPC e DI Rezende. Na oportunidade serão arrecadados produtos de higiene pessoal (pacote de luvas(P/M); álcool (70% ou gel); lenço umedecido e sabonete líquido) que serão destinados à ASCEP – Associação de Serviço à Criança Especial de Goiânia.