Grace Mendonça assume o comando da Advocacia-Geral da União

Grace Mendonça
Grace Mendonça é natural de Minas Gerais

O presidente Michel Temer demitiu o advogado-geral da União Fábio Medina Osório. Para seu lugar foi indicada Grace Maria Fernandes Mendonça, primeira mulher a assumir oficialmente a Advocacia Geral da União. A nomeação de uma mulher visa minimizar críticas da ao presidente desde que ele assumiu o comando do País, em maio. Temer apresentou seu novo ministério composto apenas por homens.

Nascida em 17 de outubro de 1968, é natural de Januária (MG). É bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, especialista em Direito Processual Civil e mestranda em Direito Constitucional.

Desde 2003, a advogada da União está no comando da Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), órgão responsável por representar judicialmente a União no Supremo Tribunal Federal (STF). À frente da SGCT, obteve diversas vitórias em defesa da União e de relevantes políticas públicas, tendo sustentado na tribuna do STF em mais de 60 processos. Entre eles, destaque para defesa da constitucionalidade da Lei Maria da Penha. Recentemente, também atuou nas ações relacionadas às dívidas dos Estados e à minirreforma eleitoral. Defendeu, ainda, a constitucionalidade da legislação referente aos campos eletromagnéticos, bem como a obrigatoriedade de matrícula de portadores de necessidades especiais em escolas privadas.

Na AGU, também já exerceu os cargos de adjunta do advogado-Geral da União e de coordenadora-geral do gabinete do advogado-geral da União, além de, interinamente, o cargo de advogada-geral da União.