Goiás terá o primeiro Vapt Vupt referencial para idosos e para pessoas com deficiência

O Governo do Estado de Goiás vai inaugurar no próximo dia 03 de dezembro um Vapt Vupt específico para pessoas idosas ou com deficiência, na Rua 4, no Centro de Goiânia. O local vai funcionar como um Vapt Vupt comum, porém terá adaptações para facilitar a acessibilidade do cidadão.  A grande novidade é que, além de oferecer um atendimento especializado, o Vapt Vupt referencial terá duas Centrais de Intérprete de Libras para auxiliar pessoas surdas a superar, literalmente, as dificuldades de comunicação do dia a dia.

Acessibilidade e melhor atendimento ao cidadão
A iniciativa de criar o Centro de Intérprete de Libras surgiu de um trabalho conjunto entre o governador Marconi Perillo e a Secretaria de Cidadania e Trabalho, por meio do secretário Henrique Arantes e da superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho. Segundo a superintendente, a proposta foi baseada no Plano Nacional da Pessoa com Deficiência (Viver Sem Limites).

Primeira conquista
A primeira conquista da central de intérprete já começa a aparecer. Na próxima terça-feira, dia 29, às 14h, o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, vai estar em Goiânia para entregar dois veículos para a central. A entrega dos veículos será no Centro de Referência à Pessoa com Deficiência (Cead), na 9ª Avenida, no Setor Vila Nova, em Goiânia.

Esses veículos ficarão à exclusiva disposição de intérpretes de libras (língua brasileira de sinais) que se deslocarão a locais onde haja necessidade de comunicação entre pessoas surdas e a sociedade em geral. Os intérpretes auxiliarão principalmente os atendimentos emergenciais em serviços públicos básicos e semelhantes.

De acordo com a superintendente, uma das principais dificuldades enfrentadas nas filas de atendimento de serviços essenciais do cidadão é a questão da acessibilidade e comunicação. “Para ultrapassar essas barreiras, estamos criando essas unidades adaptadas com o propósito de garantir cidadania e tudo o que o cidadão precisar. Considero essa inauguração como um evento que vai marcar o antes e o depois para essas pessoas, que sofrem inclusive quando precisam de atendimentos urgentes”, declarou a superintendente.

Central de Intérprete de Libras
As centrais, do Vapt Vupt referencial, vão receber as mensagens digitais (por SMS de telefontes; e-mails; e até vídeos de web cam) das pessoas surdas, com a solicitação do auxílio de um intérprete de libras em local e horário marcados. Após registro da solicitação, o intérprete se deslocará ao local determinado e auxiliará a comunicação entre a pessoa surda e o atendente do serviço público desejado. A central de intérprete de libras vai facilitar, por exemplo: o atendimento em hospitais, o registro de documentos e o registro de ocorrências em delegacias, entre outros serviços.