ESDP inaugura ano letivo e abre inscrições para debate sobre “racismo reverso”

Com o tema Racismo Reverso?, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Goiás (ESDP) realiza, às 18h30, no dia 9 de março, a abertura do ano letivo de 2021. A pauta será abordada em uma palestra realizada pela defensora pública do Estado da Bahia Clarissa Verena Lima Freitas, membro da Comissão Étnico-Racial da Anadep (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos).

O evento virtual ocorrerá por meio da plataforma Microsoft Teams e é destinado aos públicos interno e externo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento aqui.

Diversidade e igualdade racial são temas que têm permeado discussões no âmbito da Defensoria Pública e fomentaram campanhas internas, como a que promoveu, em 2020, o 1º Censo Étnico-Racial da DPE-GO. A importância da abordagem de tais questões de forma institucional é destacada por Clarissa Freitas.

Várias concepções

“O racismo pode ser manifestado sob várias concepções. Por isso, viabilizar o debate racial é de suma importância para compreendermos as relações de poder que operam na sociedade, subalternizando e dominando o povo negro, e assim podermos pautar nossas condutas para uma verdadeira luta antirracista, sobretudo dentro de nossas instituições”, afirma a palestrante.

A atividade é desenvolvida no âmbito do Projeto Diálogo, que se propõe a estabelecer um ambiente de interlocução entre renomados professores e operadores do direito na abordagem dos mais diversos temas do cenário jurídico.